Ir para o conteúdo

EDITORIAL – O Desafio de Comunicar no Agronegócio Mato-Grossense

“Mato Grosso traduzido é Estado sem Logística”! A expressão jocosa dita em círculos de debates define a principal urgência do Estado, maior produtor de grãos do país, e de um setor que, em 2018 segurou o PIB Brasileiro.

De fato, conforme 12º levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado em setembro de 2019, o Brasil produziu 242,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2018/2019, sendo que Mato Grosso representa mais de ¼ da produção nacional, com 67.373 milhões de toneladas. Conforme levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) o PIB do agronegócio, apesar de uma leve queda em junho, cresceu no primeiro semestre de 2019, 0,53%.

O estado que mais produz grãos no país, fomentando o setor econômico que impulsiona a economia, sofre com falta de infraestrutura básica para escoamento da produção. Além disso, mesmo com todo o potencial do agronegócio, aliado a nobre função de “alimentar as pessoas”, o setor sofre com estigmas antigos, sendo tratado por grandes mídias como vilão para o meio ambiente e sinônimo de desmatamento e lucro a todo custo. Como agravante, os produtores são frequentemente retratados como “barões” que visam exclusivamente o bem próprio.

O principal fator que contribui para este cenário, julgamos, está relacionado intimamente com a capacidade, ainda singela do setor, em se comunicar; De se fazer ser visto não só por seus pares, mas por toda a sociedade. E é para tentar reverter essa realidade, pelo menos numa parte do Mato Grosso, que surgiu a AGR Notícias, um veículo de comunicação online de todo Vale do Araguaia e Xingu, focado, especificamente no setor do Agronegócio.

O projeto é audacioso: Estar onipresente em toda a região, entregando informação diária, de qualidade, com aprofundamento, de forma ágil e imediata; Ser referência como canal de notícias online sobre o agronegócio em todo o Mato Grosso; E o mais importante, mostrar a realidade do campo, a dificuldades do produtor rural e o seu papel indispensável para a economia do Estado e do País.

Pensamos em uma portal de notícias dinâmico, limpo e simples. Limitamos as cotas de anunciantes e aumentamos o aprofundamento nos assuntos de interesse da classe produtiva. Enfim, defendemos uma causa. Como jornalistas, mesmo atuando na busca incessante pela imparcialidade, temos todavia, uma linha editorial clara: a defesa do agronegócio.

Neste outubro de 2019 iniciamos nossa jornada. Na esperança de muitos anos de caminhada pela frente, conclamamos à classe produtiva a fazer parte desse projeto. Nos divulgue; Nos propague! E a toda a população, convidamos a  ter como hábito acessar diariamente nosso portal, conhecer mais e melhor o setor que movimenta nossos municípios, para quem sabe, juntos, mudarmos a forma como essa nobre função é vista.

Deixe uma resposta

Role para cima