Ir para o conteúdo

Uma das maiores cooperativas agro do Brasil avalia se instalar no Vale do Araguaia

Publicidade.

Representantes da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, sediada no estado do Paraná e uma das maiores cooperativas agro do Brasil, estiveram em Água Boa-MT para conhecer o potencial da Região. Na manhã de terça-feira (14), eles apresentaram o trabalho e o objetivo da visita, para representantes dos municípios do Vale do Araguaia, que se fizeram presentes no Sindicato Rural de Água Boa.

Evento reuniu lideranças dos municípios do Vale do Araguaia no Sindicato Rural de Água Boa, com a presença de representantes da Cocamar; Foto – AGR.

O objetivo da cooperativa é vir para a Região e trazer os serviços que ela oferece, atendendo principalmente o pequeno e o médio produtor rural, seja na venda de insumos agrícolas, assistência técnica, como também recebimento e compra da produção. Atualmente a Cocamar é uma das 10 maiores cooperativas agro do Brasil, congregando mais de 16 mil associados, tem mais de 100 entrepostos de atendimento no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, faturando quase 10 bilhões de reais por ano.

LEIA MAIS – Cooperativas avaliam as perspectivas e desafios para o agro em 2022

Conforme Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar, a cooperativa está ainda avaliando a região. “Nós vamos mandar um pessoal para fazer um levantamento um pouco mais personalizado e vamos estudar a nossa vinda para cá. Nossa cooperativa cresceu muito nos últimos tempos e está querendo crescer mais e estamos vendo aqui uma boa possibilidade”, disse.

Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração; e José Cícero Aderaldo (Zico), vice-presidente de Negócios da Cocamar; Foto – AGR.

O ganho para o produtor rural, basicamente se dá em ter à disposição insumos com preços competitivos e com garantia de entrega, além da possibilidade da construção de armazéns para o recebimento da produção de grãos, hoje um dos principais gargalos em todo o Mato Grosso, em que produtores acabam ficando mais de dois dias na fila para conseguir descarregar. Além disso, existem as sobras, que são utilizados para investimentos e também são rateados entre os cooperados, bem como assistência técnica.

Os representes também disseram que a Cocamar trabalha com pesquisas na integração lavoura/pecuária/floresta, para que o produtor rural possa otimizar ao máximo o uso da terra. Esse sistema está em implementação no Paraná, onde não há mais terras para expansão agrícola ou pecuária. Aqui no Vale do Araguaia há uma boa porcentagem de terras abertas para expansão, mas a utilização da terra o ano todo é hoje uma premissa para que o produtor rural consiga ter lucratividade.

No início do mês de maio, o vice-governador Otaviano Pivetta, juntamente com o prefeito de Água Boa, Dr. Mariano Kolankiewicz Filho, estiveram em Maringá conhecendo a Cocamar, quando convidaram a cooperativa para visitar o Vale do Araguaia. Em se concretizando a vinda da Cocamar para a Região, a intensão é ter entrepostos em todos os municípios que demonstrarem interesse e tiverem potencial para receber investimentos.

Secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, participou do evento; Foto – AGR.

Por Rafael Govari para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima