Ir para o conteúdo

Sorgo apresenta boa produtividade e se torna alternativa de segunda safra na região de Canarana

Publicidade.

A colheita do sorgo em Canarana-MT mostra que a cultura tem viabilidade na região. Foram semeados mais de 10 mil hectares no município na segunda safra e a média de produtividade tem ficado na casa dos 60 sacas por hectare.

Colheita de sorgo em Canarana; Foto – AGR.

Por ainda ser uma cultura nova, os produtores estão enfrentando alguns desafios. O principal deles continua sendo mercado, inda não consolidado como é o da soja, do milho e também do gergelim. Porém, a instalação de empresas especializadas na compra do produto começa a mudar esse cenário.

Uma dessas empresas é a Oriente Agronegócio, que além de firmar contratos antecipados com o produtor, foi pioneira em Canarana em receber e beneficiar o sorgo. O produto é vendido a granel ou ensacado para o mercado local, bem como é levado também para outras regiões.

LEIA MAIS – Canarana ultrapassa 550 mil hectares com lavoura em primeira e segunda safras

Conforme o sócio proprietário da empresa, Eliezer Moura, a Oriente fará novos investimentos para fomentar o sorgo, o que dará para o produtor rural a segurança que terá comércio para seu produto. Com isso, a área semeada deve crescer na próxima safra.

O preço de venda do sorgo em Canarana está variando entre 50 e 60 reais a saca, o que com a produtividade registrada, está gerando um valor bruto entre três e quatro mil reais por hectare. Já o custo varia entre dois e três mil reais, dependendo da tecnologia aplicada.

O sorgo é utilizado para alimentação animal. Em função das baixas precipitações pluviométricas da região no período da segunda safra, o sorgo é uma opção de cultivo interessante, apresentando resistência a períodos de estiagem e custo baixo de produção.

As folhas possuem um bom sistema de transpiração, o que evita a perda de água. O sistema radicular do sorgo é profundo e ramificado, o que aumenta a eficiência na extração de água e ajuda na descompactação do solo, beneficiando posteriormente o cultivo da soja.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima