Ir para o conteúdo

Sindicalista diz ser uma atitude temerária provocar o fechamento de todos os comércios

 

O presidente do Sindicato Rural de Água Boa-MT, Antonio Fernandes de Mello (foto capa), conhecido por Tunico, disse que é uma atitude temerária provocar o fechamento de todos os comércios por causa do Covid-19. Antonio informou que, diariamente, 15 pessoas morrem por desnutrição no Brasil, conforme informações do Ministério da Saúde. Comparando com o coronavírus, o sindicalista lembra que até segunda-feira (23-03), eram 25 mortes no Brasil. 

Tunico destacou que o maior problema para a economia seria paralisar completamente o setor de transporte de grãos em final de safra de soja, sem falar no desabastecimento nas prateleiras de supermercados, farmácias e outros comércios. O isolamento completo para ele, sem a existência de uma epidemia, seria totalmente desaconselhado. 

O presidente criticou o fechamento dos postos de gasolina aos domingos em Mato Grosso. Mello disse que domingo passado (22), com os postos fechados, muitos motoristas tiveram que pernoitar em Água Boa sem poder seguir viagem. Já os postos ficaram abarrotados de caminhoneiros que também não puderam prosseguir viagem, causando aglomeração desnecessária. 

Ele sugere que as autoridades estudem adequadamente a situação de cada cidade e estado, para tomar as decisões corretas em prol do bem da população.

Transporte

“O transporte de mercadorias, produtos, serviços e, da safra, precisa prosseguir”. O comentário foi feito por Pedro Rezende, empresário do ramo de transportes. O água-boense ressaltou que os trabalhadores nos transportes precisam ter cuidados pessoais de higiene para evitar possível contaminação por coronavírus.

Rezende sugere que os motoristas evitem aglomeração, mantendo sempre um metro e meio de distância das demais pessoas. Lavar as mãos constantemente e evitar ambientes fechados com aglomeração são orientações suficientes para evitar o contágio. Ele disse que hoje, o maior problema é com alguns caminhoneiros que estão evitando trabalhar por medo do vírus. 

Alguns armazéns de grãos estão enchendo de produto tendo em vista a reta final da safra da soja. A região do Araguaia, vinculada ao agronegócio, depende grandemente da logística de transporte para escoar a safra de soja e milho e para abastecer o mercado regional com produtos essenciais vindos de grandes centros.

Por Inácio Roberto para a AGRNotícias; Foto Capa – Shirlene Augusta/ABNews.

Deixe uma resposta

Role para cima