Ir para o conteúdo

Senar realizará Treinamento de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Incêndio consome galpão e maquinários agrícolas em fazenda no interior de Canarana; Arquivo AGR Notícias

O Senar, em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Canarana, realizam entre os dias 16 e 18 de outubro, o Treinamento de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura. São ofertadas 12 vagas para capacitação com duração de 24 horas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 11 de outubro no Sindicato Rural, ou pelo telefone (66) 3478-2004.

O ano de 2019, semelhante a todos os anos na época de seca, teve um grande número de incêndios em todo o Brasil. Em Canarana, foi montada a Brigada Municipal Mista, parceria entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Charles Visconti, os trabalhos iniciaram no dia 22 de julho e se encerra em 10 de outubro. Nesse período, a Brigada Mista combateu mais de 200 focos de incêndio, que provocaram danos à natureza e muitos prejuízos em propriedades rurais.

A chuva já chegou, molhando a vegetação e os incêndios acabaram. Os treinamentos, contudo, permanecem necessários para capacitar produtores e trabalhadores rurais contra incidentes nas estruturas e equipamentos, mesmo no período chuvoso. Charles Visconti disse que mesmo com a Brigada Mista, não é possível combater certos tipos de incêndio. “A participação do produtor é extremamente importante, porque sem a ajuda dele é impossível combater a maioria dos focos. Ele tem maquinário, conhece o relevo, tem contato da vizinhança”, disse.

Os participantes receberão informações sobre aspectos legais a responsabilidade; conceito de incêndio florestal, queimada e focos de calor; conceito de combustão e da teoria do fogo; legislações vigentes; uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI); procedimentos técnicos em primeiros socorros no incêndio florestal; ferramentas manuais de combate; variáveis do comportamento do fogo; formas de propagação do fogo; tipos de incêndios; prevenção de incêndio florestal; método de extinção do fogo; tipos de aceiros; plano de prevenção e controle do fogo.

Senar

O Senar e o Sindicato Rural, em parceria com o poder público, fazendas e empresas, oferecem diversos cursos gratuitos abertos a toda população. Em 2019, somente no município de Canarana, já foram realizados 50 eventos, entre treinamentos, oficinas, vitrines e programas especiais, levando capacitação para 548 pessoas. Até o final de 2019, estão previstos mais seis treinamentos. 

Da Redação.

Deixe uma resposta

Role para cima