Ir para o conteúdo

Senar-MT capacita profissionais para combater fogo em propriedades rurais

 

Com o início do período da seca, começam também as preocupações dos produtores rurais com os incêndios florestais e nas lavouras. Como medida preventiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, oferece palestras e treinamentos gratuitos para capacitar pessoas no combate ao fogo em propriedades rurais.

Em 2016, em função da grande demanda dos produtores rurais, o Senar-MT foi credenciado e autorizado pelo Corpo de Bombeiros a oferecer Formação de Brigada de Incêndio (NTCB 34). Desde então, a demanda por este treinamento tem crescido consideravelmente a cada ano.

Instrutor - André Dionizio fogo queimadas

Instrutor – André Dionizio

Para o instrutor credenciado pelo Senar-MT, André Dionizio, o treinamento é essencial tanto para prevenção quanto para o combate a incêndios e pânico. “Ter a mão de obra capacitada faz toda a diferença para o produtor rural, principalmente na preservação do seu patrimônio e do meio ambiente, além do cumprimento das responsabilidades legais perante os órgãos fiscalizadores”.

Com a pandemia do novo coronavírus, os cuidados foram redobrados. “Com a Covid-19, ampliamos a execução do Plano de Ação de Emergência (PAE) previsto no treinamento, com a inclusão de ações de sanitização e higienização de equipamentos e dos participantes”.

Maiores produtores de grãos do Araguaia não possuem Corpo de Bombeiros

O treinamento, com carga horária de 32 horas, tem o objetivo de mostrar aos participantes como combater a propagação de incêndio e a fazer a prevenção conforme as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. O conteúdo deste treinamento é bem extenso e inclui assuntos como: propagação do fogo; classificação e características de um incêndio; métodos de extinção, como isolamento, abafamento, resfriamento e extinção química, entre outros.

O portfólio do Senar-MT também traz treinamento de prevenção e controle de fogo na agricultura, cuja finalidade é mostrar aos participantes as técnicas de prevenção e combate ao princípio de incêndio na agricultura, seguindo as recomendações técnicas e normas de segurança.

Por Senar – MT.

Deixe uma resposta

Role para cima