Ir para o conteúdo

Seminário debate experiências e soluções no combate ao roubo de cargas no estado

Publicidade.

A Polícia Civil participou nesta semana, em Rondonópolis, de um seminário promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transporte de Cargas para debater experiências e buscas soluções para reduzir os crimes de roubo, furto e adulteração da cadeia de fertilizantes.

Foto: PCMT

De acordo com a associação, os fertilizantes respondem por aproximadamente 40% dos custos dos agricultores, produtos que tem custo afetado por questões internacionais, tornando-o ainda mais cobiçado por criminosos e oportunistas.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil, que atua na investigação envolvendo roubos e furtos de cargas no estado participou do seminário. Os delegados da GCCO, Gustavo Belão e Gustavo Godoy, que integram a equipe de investigação sobre roubo de cargas e produtos agrícolas e a força-tarefa federal que apura o crime organizado no estado, fizeram uma explanação com os números recentes no estado e as principais operações e resultados apurados realizadas pela GCCO nos últimos dois anos em Mato Grosso. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Polícia Civil registrou 572 ocorrências de roubo, furto e saque de cargas no estado.

No ano passado, as investigações da GCCO para desbaratar grupos criminosos que atuam no furto de defensivos agrícolas em Mato Grosso resultaram em 19 toneladas de produtos apreendidos, parte deles de benzoato, defensivo de comercialização proibida no Brasil. A tecnologia e a inteligência, junto ao trabalho integrado, são fundamentais para que as polícias possam avançar na repressão qualificada a essas organizações criminosas.

Empaer alerta sobre nova onda de golpes a produtores familiares

O trabalho de enfrentamento a esse tipo de crime é desenvolvido de forma integrada com outras unidades da Polícia Civil, em virtude da dimensão territorial de Mato Grosso, e também com instituições como a Polícia Rodoviária Federal e a cooperação de associações produtivas.

Por Assessoria | Polícia Civil-MT.

Deixe uma resposta

Role para cima