Ir para o conteúdo

Segundo dia do Dinetec 2022 trás palestra e novidades para pequenos produtores

Com uma trégua no tempo chuvoso, a quinta-feira (13.01) do segundo dia do Dinetec 2022 (Dias de Negócios e Tecnologias) começou com uma presença ainda maior de produtores do que a registrada na quarta (12). Embora tenha sido registrado pancadas de chuva no inicio da tarde, durante a manhã, uma palestra e um encontro de pequenos produtores marcou o evento que acontece em Canarana – MT.

Foto: Falcons Filme para AGR.

Ás 09h, uma palestra sobre “Elas no Agro – A importância Feminina no Agronegócio”, com Camila Krauspenhar, reuniu dezenas de produtoras no stand da Prefeitura Municipal de Canarana – MT. Camila explicou que, por mais que algumas mulheres já tenham assumido papel protagonista, a maioria das mulheres ainda não possuiu o sentimento de que pode assumir negócios e atuar de forma mais destacada no agronegócio, para tanto “o assunto do empoderamento feminino, é o tipo de fala que precisa ser repetido, não só para mulheres, como para os homens também”.

Palestra sobre oportunidades e desafios do Agro encerrou primeiro dia do Dinetec 2022

Concomitantemente com a palestra, no stand da Empaer – MT, dezenas de pequenos produtores do Projeto de Assentamento Guatapará, localizado no interior de Canarana – MT, estiveram reunidos para receber orientação sobre modelos produtivos integrados, onde foi-lhes apresentado uma forma de trabalho que conecta empresas beneficiadoras, instituições financeiras e os próprios produtores. A Sicredi Araxingu, inclusive, foi uma instituição que estava presente no encontro e que recentemente, estabeleceu linhas de crédito específicas para atender esses pequenos produtores, de forma a incluí-los no sistema financeiro e impulsionar a atividade rural de cada um.

Gildomar Avrella, extensionista da Empaer – MT, salientou à equipe de reportagem da AGRNotícias, que além do encontro desta quinta, na quarta (12) houve outro encontro com assentados do P.A. Suiá, e que essa discussão é um novo passo de um projeto que já vem se desenrolando à anos. “A gente vem desenvolvendo um trabalho há um par de tempo e viemos intensificando num sentido de agregar valor no que eles cultivam na propriedade, já com contratos fechados de venda com empresários que comprarão esse produto deles. Esse ano a ideia é mecanizar a colheita e diversificar as culturas dentro dessas propriedades. A gente começou com gergelim orgânico e algodão colorido, e hoje a gente trás no nosso próprio stand alguns ensaios para esses pequenos produtores”, diz Avrella.

No Stand da Empaer é possível conferir diferentes tipos de variedades de feijões, algodão, milho, grão de bico, amendoim, painço, girassol e gergelim. Na sexta-feira (14), último dia do Dinetec, a Empaer oferecerá um café para os Pioneiros da região, com uma singela homenagem aos produtores que iniciaram a colonização local e regional.

Qualidade do Dinetec 2022 surpreende produtores – Veja fotos do 1º dia

O Dinetec 2022 acontece nos dias 12 a 14 de janeiro. A feira é realizada pela Meta Consultoria Agrícola em parceria com o Sindicato Rural de Canarana e com apoio da Prefeitura de Canarana. São 107 stands alocados às margens da MT-326, próximo à entrada da zona urbana de Canarana.

A entrada nas áreas dos stands é gratuita. O Dinetec 2022 tem o patrocínio de UPL, Nidera, NK, Arbaza, Bayer, Eurochem, Almeidas, Sicredi, Sicoob, Calmap, Primavera, RS Eventos e Agrícola Ferrari. A programação, o mapa do evento e as novidades podem ser conferidos Clicando Aqui.

Por AGRNotícias. Fotos: AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima