Ir para o conteúdo

Reunião em Cocalinho vai debater Proposta de Zoneamento Socioeconômico Ecológico, que preocupa produtores do Araguaia

Cocalinho-MT vai sediar na próxima quinta-feira (28), uma consulta pública para apresentação da proposta do novo Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) do Estado de Mato Grosso. A consulta tem por objetivo possibilitar a participação da sociedade na elaboração das diretrizes estabelecidas por zona e contribuir com a construção da minuta da Lei do ZSSE. Conforme produtores do Vale do Araguaia, a atual proposta pode afetar a liberação de licenças ambientais para atividades agropecuárias.

Rio Araguaia em São Félix do Araguaia-MT; Foto – AGR.

LEIA MAIS – Governo realiza primeira consulta pública do Zoneamento Socioeconômico Ecológico

LEIA MAIS – Área produtora de soja deve aumentar 13,5% em Cocalinho/MT

A Associação dos Fazendeiros do Vale dos Rios Araguaia, Cristalino e das Mortes (Afava) e o Sindicato Rural de Cocalinho, estão convidando produtores de toda região para participar da consulta, que acontecerá na sede do Sindicato Rural as 10h00. A médica e agropecuarista Dr.ª Carmen Bruder, alerta que a proposta do zoneamento pode prejudicar a produção em vários municípios.

Cocalinho seria o município mais afetado, já que mais de 1,6 milhão de hectares de sua área estariam dentro das áreas úmidas sob influência do rio Araguaia, que podem se tornar impedidas para atividades da agropecuária. Nova Nazaré tem 111 mil hectares, Água Boa 36 mil hectares e Canarana 88 mil hectares na região atingida. No total, 17 cidades do Araguaia compreendem regiões alagadiças na temporada de chuvas e poderiam se tornar, com o zoneamento, Áreas de Preservação Permanente, alerta a Dr.ª Bruder.

Na quarta-feira (20), uma comitiva de Canarana-MT formada pelo prefeito e vereadores, acompanhados do deputado estadual Nininho, se reuniram no palácio Paiaguás, em Cuiabá-MT, com o secretário-chefe da Casa Civil – Mauro Carvalho, onde o assunto também foi tratado. Conforme Mauro, a proposta que será apresentada foi construída anterior ao atual governo e, por questões jurídicas, não pode ser anulada por uma decisão governamental. Por isso a importância da participação da população para expor suas razões, visando qualquer adequação no zoneamento.

Por AGRNotícias com a colaboração de Inácio Roberto.

Deixe uma resposta

Role para cima