Ir para o conteúdo

Produtores de gergelim de Água Boa colheram 15% da área

 

A colheita do gergelim prossegue em Água Boa – MT. Segundo informação da Associação dos Agrônomos do município, cerca de 15% das áreas plantadas já foram colhidas. O agrônomo Diego Kampff disse que a produtividade é variada, de 300kg/há até 1.000kg por hectare. A média fica em torno de 600 quilos de gergelim por hectare.

Para ele, esses números já proporcionam boa renda ao produtor, devido ao bom preço do produto no mercado. As diferentes produtividades são em função da cultura ser nova no município, diferenças de adaptação das cultivares e diferença nos tratos culturais. Kampff ressalta que tanto os produtores rurais quanto os agrônomos ainda estão se adaptando aos tipos de tecnologia para o gergelim.

Região que mais produz gergelim no Brasil, também proporciona belas imagens

Mortandade de plantas e pragas no gergelim preocupam produtores

O produtor Jorge Gabe da Fazenda Mutum, no Vau dos Gaúchos, colheu 180 hectares com gergelim e chegou a atingir a produtividade de 800kg/há. Já o produtor Rodrigo Reis da região da Fazenda Soberana e Garapu, disse que em dois talhões de lavoura, obteve a produtividade de 750kg/ha a 966kg/ha. Ele afirmou que está satisfeito com o rendimento da cultura, por ser a primeira safra dele. Os talhões plantados mais tarde podem ter menor produtividade.

No atual ciclo safrinha em Água Boa, foram plantados cerca de 30 mil hectares com gergelim.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

 

Deixe uma resposta

Role para cima