Ir para o conteúdo

Produção de leite reduz 5,14% no MT em 2020 – Preços registram alta

Recentemente o IBGE divulgou os dados da produção de leite no Brasil referentes ao último trimestre de 2020. Com isso, no acumulado do ano, Mato Grosso registrou uma queda de 5,14% no comparativo anual, resultando no volume de 479,85 milhões de litros de leite produzidos.

Esse decréscimo foi puxado principalmente pela queda mais acentuada na captação do 3°trim.20. Nesse período a seca é mais intensa no estado, no entanto, em 2020 os níveis de precipitações foram ainda menores se comparado aos anos anteriores.

gado de leite foto empaer

Foto: Empaer.

Com o aumento no custo de produção, os produtores de leite viram na forte valorização do preço da arroba da vaca gorda uma oportunidade de ganho, e destinaram suas matrizes para abate. Para 2021, a produção estadual de leite pode continuar em queda, uma vez que os fatores que balizaram seu decréscimo no ano passado ainda são visíveis no cenário atual.

Efeito Atenuador

Os preços do milho e do leite pagos ao produtor apresentaram entre jan.20 e dez.20 aumento de 63,4% e 57,6%, respectivamente. Apesar do acréscimo no preço do leite, a relação de troca leite/milho em 2020 aumentou 42,1% em relação ao ano anterior, ou seja, foram necessários em média 31,8 litros de leite para comprar uma saca de milho.

Carne de búfalo se posiciona como nova opção

O aumento do preço do leite no estado, todavia, atenuou a elevação do preço da saca do milho, evitando que a relação de troca leite/milho alcançasse níveis maiores. Por exemplo, se o preço do leite fosse R$ 1,10/l, e a saca de milho no valor de R$ 64,00 (patamar atingido em 2020), a relação de troca leite/milho seria de 58,18 litros por uma saca.

No 1° tri.21, a saca de milho segue em valorização, enquanto o preço do leite segue pressionado diante de um período de chuvas e maior produtividade, o que pode ocasionar uma relação de troca mais elevada, piorando o poder de compra do produtor.

Por Imea.

Deixe uma resposta

Role para cima