Ir para o conteúdo

Principais destinos do gergelim do Médio Araguaia são Índia, Guatemala e Turquia

Os municípios do Médio Araguaia, capitaneados por Canarana – MT, são responsáveis pela maior parte da produção brasileira de gergelim. O grão produzido nas lavouras em meio ao cerrado mato grossense é quase todo exportado e a Índia, o maior consumidor do produto, que também se apresenta como o maior comprador brasileiro em 2020.

A comercialização com o mercado Indiano se deu após um intercâmbio com o Brasil anunciado pelo Mapa em janeiro de 2020. Até então, a China, grande produtor e consumidor do grão, mantinha o posto de principal mercado brasileiro para o gergelim.

Frete de milho e gergelim faturou R$ 26 milhões para os transportadores em Água Boa

Informações repassadas pelo empresário Gustavo Rizzo, da Agroseeds Comércio e Exportação, empresa compradora e exportadora de gergelim em Canarana, dão conta que no mês de agosto, Índia, Guatemala ,Turquia, Jordânia e Arábia Saudita, juntas representaram 71% do mercado de quase 15 mil toneladas exportadas no mês, do grão produzido nas lavouras da região.

O gergelim do Médio Araguaia é escoado principalmente, conforme aponta Gustavo, pelo Porto de Paranaguá, no Paraná. Mesmo com boa demanda do mercado externo em 2020, o empresário entende que a comercialização está abaixo da expectativa. “Por ser historicamente, agosto, um mês com maior volume na exportação do gergelim” afirma.

No mês de fevereiro, em entrevista para a AGRNotícias, Gustavo já previa certo travamento nas vendas, no auge do surgimento da pandemia do novo coronavírus, e na época, já esboçava que acreditava que “a cultura vai crescer ainda mais na região de Canarana, mas talvez neste ano não venda tão rápido”, mas que o produtor poderia ficar tranquilo que, mesmo com a pandemia, haveria mercado para o grão.

A produção de gergelim no Brasil na safra 19/20 é estimada em 100 mil toneladas pelo empresário, menor que às 127,8 mil toneladas estimadas pela CONAB. Em 2019, conforme o Ministério da Agricultura, os principais mercados para o gergelim brasileiro foram Vietnã (25%), Guatemala (15%), Turquia (12%) e Arábia Saudita (12%).

Por Lavousier Machry, para a AGRNotícias. Fotos: AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima