Ir para o conteúdo

Previsão indica quase 200 mil hectares com soja na próxima safra em Água Boa

TRR-Topázio (1)

A próxima safra em Água Boa (2020/2021) tem uma previsão de crescimento de até 7% na área com soja. O levantamento é da Associação de Engenheiros Agrônomos no município. As boas produtividades e condições de preços estão atrativas para o crescimento.

Safra em Água Boa: município conta com áreas disponíveis para crescimento da agricultura através da conversão de pastagens, sem a necessidade de desmatar.

Plantio de soja na Fazenda Jerusalém em Água Boa; Foto Arquivo – AGR.

A região conta com áreas disponíveis para a agricultura através da conversão de pastagens, sem a necessidade de promover desmatamento. Diante disso, a previsão é que a área ocupada com soja aumente de 178 mil para 190 mil hectares, conforme disse o presidente da associação, Cristiano Zamboni.

LEIA MAIS – Ataques de animais silvestres causam prejuízos milionários em Mato Grosso

Acesse o Facebook do Sindicato Rural de Água Boa para mais informações do agronegócio no município 

Safra em Água Boa: município conta com áreas disponíveis para crescimento da agricultura através da conversão de pastagens, sem a necessidade de desmatar.

Presidente da Associação dos Agrônomos de Água Boa, Cristiano Zamboni; Foto -Reprodução.

Milho

Para a cultura do milho em primeira safra, não há área expressiva, mas a cultura em 2ª safra deve destinar cerca de 35 mil hectares para o cereal em 2021.

Gergelim

A cultura do gergelim deve se consolidar como alternativa da safrinha, pois nesse ano teve rendimento produtivo e financeiro médio aos produtores. O plantio ocorre após a colheita da soja. Não há perspectiva de área a ser plantada com gergelim em 2021 no município até o momento.

Outras culturas

Milheto, feijão caupi, feijão mungo e feijão red bamboo também estão surgindo cada vez mais, como fortes alternativas para a 2ª safra em Água Boa.

Meteorologia

Segundo Zamboni, as previsões meteorológicas indicam que o início das chuvas será mais cedo esse ano no município. Caso tal situação se confirme, o plantio da safra 2020/2021 de soja poderá ser iniciado em meados de outubro, o que favorecerá ainda mais as culturas da 2ª safra. Tradicionalmente o Araguaia recebe chuvas a partir de outubro, enquanto que em outras regiões do Mato Grosso o plantio da soja inicia em setembro.

Por Inácio Roberto para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima