Ir para o conteúdo

Preço do leite sobre 22% em julho

Publicidade.

Rico em cálcio e proteínas, o leite é indispensável na refeição de muitas famílias, principalmente no café da manhã, o preço da bebida subiu 22% em julho de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (26). O Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA15) é calculado pelo IBGE e mede a inflação oficial do país.

Na prévia da inflação para julho, o preço do leite acumula alta de 57% somente neste ano. O produto de acordo com o IBGE foi o que mais influenciou o avanço de 0,13% do IPCA em julho. Os valores levam em consideração os meses entre janeiro e julho, os derivados do leite também tiveram aumentos significativos, o requeijão aumentou (4,74%), a manteiga (4,25%) e o queijo (3,22%).

Foto: Reprodução

No supermercado algumas marcas vendem a bebida por mais de R$ 8 o litro. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo, o preço do leite deve continuar em alta até setembro. Entre os fatores desse aumento estão à entressafra (abril até junho), o clima seco prejudica a disponibilidade e qualidade das pastagens. O alto custo de produção e os efeitos do La Ninã também trouxeram dificuldades para o produtor.

Preço de fertilizantes no Brasil cai em junho, aponta levantamento

Além disso, insumos como a ração, suplementos minerais e fertilizantes estão cada vez mais caros por causa da desvalorização do mercado de grãos.

Por: AGROLINK –Aline Merladete

Deixe uma resposta

Role para cima