Ir para o conteúdo

Plantio do milho safrinha segue acelerado em Mato Grosso

Apesar do alto reporte de chuvas em várias regiões de Mato Grosso, a semeadura do milho safrinha na safra 19/20 ocorreu de forma acelerada na semana que passou, avançando 24,22 p.p. ante o levantamento divulgado pelo Imea na semana anterior. Assim, a primeira quinzena de fevereiro fechou na média do estado 63,16% da área projetada já semeada no estado. As informações são do Imea (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária).

Mesmo com o atraso em relação à safra passada de 11,04 p.p., o processo ganha ritmo e já se distancia quase 11,00 p.p. em relação à média dos últimos cinco anos. Diante disso e sabendo que na média dos últimos cinco anos 88,21% das áreas já estavam semeadas em Mato Grosso até o fim da janela considerada “ideal” (final de fevereiro), espera-se que o produtor consiga semear a grande maioria das áreas dentro dessa janela, apesar da previsão de chuvas que se mantém presente em boa parte das regiões do estado até o fim do mês.

Mais Etanol

Nos últimos cinco anos o crescimento de mais de 700% na produção de etanol a partir do milho chamou a atenção do mercado brasileiro. Esta porcentagem de aumento foi vista também nos EUA de 2000 a 2010, mas lá o milho é a principal matéria-prima na produção de etanol. 

Já no Brasil, a produção a partir do cereal ainda é muito pequena quando comparada à de cana-de-açúcar. Porém, alguns fatores podem potencializar ainda mais a produção de etanol de milho por aqui, como: conjuntura atual de estabilidade na área plantada de cana-de-açúcar; preços atrativos do cereal ao produtor (o que leva o agricultor a aumentar a área) e custo de produção do etanol a partir do cereal mais competitivo em relação ao etanol de cana-de-açúcar (para indústrias “flex”. Fonte: Pecege, 2020). 

Assim, caso os preços continuem favoráveis, há uma tendência de que Mato Grosso cresça ainda mais nesse mercado, devido ser o maior produtor nacional do grão e por ter áreas disponíveis para ampliação da produção.

Fonte: Imea; Foto – Arquivo AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima