Ir para o conteúdo

Pequenos produtores do PA Nova Aliança em Gaúcha do Norte iniciam plantio do gergelim

No Sítio “Deus Me Deu”,  no PA (Projeto de Assentamento) Nova Aliança em Gaúcha do Norte – MT, uma área até pouco tempo ocupada por mandioca, agora começa a dar espaço para uma cultura que nos últimos anos vem sendo um novo motor de desenvolvimento para o Médio Araguaia e Xingu, o gergelim.

Manejo do Gergelim será objeto de Pesquisa da Aprosoja em Canarana

Na propriedade, os agricultores familiares Ambrolino da Silva e Marcilei dos S. O. da Silva, semearam as primeiras sementes no último domingo (21/02) e já é possível observar as carreiras verdes na área de um hectare. “Para este ano plantamos nessa área, mas já temos a pretensão de aumentar no ano que vem, estamos muito animados”, disse Marcilei Xirú, como é conhecida. A plantação faz parte de um projeto pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) que já vem sendo desenvolvido com sucesso pela instituição no município vizinho de “Gaúcha”, Canarana – MT.

A família de Marcilei, que vive de rendas das funções de serviços gerais do marido e de confeiteira de esposa, enxerga no gergelim uma oportunidade de aumento da renda. “É uma coisa que eu com a ajuda das minhas duas filhas mais velhas conseguimos cuidar, quando meu esposo está fora. Elas me ajudam em tudo, na produção dos produtos de confeitaria, bolos, bolachas, pães e agora também com o gergelim”, complementou.

Questionada pela AGRNotícias sobre o que motivou a família a investir na cultura, a produtora pontuou: “apostamos no gergelim pelo fato das áreas serem pequenas aqui no Assentamento, termos pouco recurso para investir na preparação da terra e devido o gergelim gastar pouco com isso e ter um prazo curto desde o plantio até o cultivo”.

Safra 2021

Para esta safra de 2021, oito pequenos produtores do Assentamento Nova Aliança estão apostando na cultura com cerca de 28 hectares no total.

O projeto tem a orientação da Empaer de Canarana. As sementes foram doadas aos assentados através da Embrapa. O plantio que iniciou no domingo, deve se estender por cerca de ainda três dias. O plantio é mecânico, realizado com trator e plantadeira e a colheita será manual.

No projeto, toda a produção do Assentamento será vendida a LC Sementes, conforme valor já combinado em contrato, a empresa é certificada pelo Ministério da Agricultura. “Estamos pesquisando o gergelim a cerca de sete anos e a dois anos estamos produzindo sementes fiscalizadas, esse projeto da agricultura familiar tem dois objetivos, um é o de produzir uma semente com maior qualidade e o segundo é o do gênero orgânico. Temos uma grande demanda de gergelim orgânico então estamos dando o primeiro passo para começar esse projeto que é um futuro muito promissor”, apontou o proprietário da empresa, Leandro Loder.

Por Cely Trevisan, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima