Ir para o conteúdo

Pecuarista se destaca em Canarana, onde concorrência com soja é “quase desleal”

No Giro pelo Brasil, destaque para o trabalho da Fazenda Águas Claras, em Canarana-MT, propriedade do pecuarista Luciano Nicolielo. A fazenda mato-grossense é voltada para a cria e recria de gado de corte, enquanto a terminação é feita em confinamento na propriedade do mesmo grupo no estado de São Paulo. Entretanto, o descarte das fêmeas vazias, destinadas ao corte, dá boas pistas sobre a qualidade do gado.

Boiada da Fazenda Águas Claras, em Canarana, propriedade do pecuarista Luciano Nicolielo; Foto – Reprodução

Quem trouxe detalhes do sistema produtivo da Fazenda Águas Claras foi o originador da Friboi de Água Boa-MT, Márcio Moraes. Ele ilustrou a qualidade da seleção do criatório com um lote de fêmeas de 14,8@ abatido na unidade (confira foto acima).

LEIA MAIS – Preço da carne bovina sobe até 38% em um ano em MT

“Nós tivemos a oportunidade de fazer o acompanhamento de um embarque nesta semana e aproveitamos para conhecer a propriedade. A fazenda é muito bem cuidada, tem bastante tempo que o produtor está trabalhando nela. Ela está próxima ao Rio Sete, uma terra muito organizada. Ele está intensificando a cria, […] tem pastejo rotacionado na fazenda inteira, a propriedade é um brinco”, apontou Moraes.

“Essa vacada aí é o descarte! Você tem noção do capricho dele olhando a vacada que é descarte”, disse Márcio, chamando a atenção para as fêmeas descartadas.

“O pecuarista é uma pessoa com a cabeça muito aberta para novas tecnologias. Ele pondera que não precisa fazer tudo de uma vez, mas fazer no dia a dia, implementando aos poucos porque, se ficar parado, fica pra trás. Essa fazenda é de cria e está numa região em que o pessoal até brinca que a concorrência com a soja é quase desleal porque a região tem uma topografia espetacular (veja na foto abaixo). Mas ele faz a parte dele, toda a fazenda funciona no rotacionado, toda ela piqueteada. Ele sempre reforça: se a gente não fizer isso, a gente não intensifica a produção e acaba ficando sem renda. E está certo, a fazenda é um espetáculo e ele está produzindo uma bezerrada pesada”, detalhou.

Topografia da da Fazenda Águas Claras, em Canarana, propriedade do pecuarista Luciano Nicolielo; Foto – Reprodução.

Confira a reportagem em vídeo clicando aqui.

Por www.girodoboi.com.br.

Deixe uma resposta

Role para cima