Ir para o conteúdo

Num ramo em expansão, Cootromat se posiciona como a maior cooperativa de transportes do MT

Considerada atualmente a maior cooperativa de transportes do Mato Grosso, a Cootromat (Cooperativa de Transportes Rodoviários de Mato Grosso), reforça seu empenho em trabalhar para atender ao cooperado e também ao seu cliente, que é o produtor rural. Com 88 associados dos municípios mato-grossenses de Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Querência e Canarana (onde fica a sede), além de um cooperado de Goiânia-GO, a Cootromat possui uma frota de quase 150 caminhões. O diretor de logística da cooperativa, Sidnei Weirich, concedeu entrevista para a AGRNotícias, onde falou do trabalho que vem sendo feito.

Diretor de logística da cooperativa – Sidnei Weirich; Foto – AGR.

LEIA MAIS – Cootromat inicia 2021 com objetivo de agregar mais caminhoneiros e fazer novas parcerias

Conforme Nei, para o cooperado, uma das vantagens em ser associado da Cootromat é na emissão de nota fiscal e do imposto pago, que é menor. Além disso, é repassado insumos, como pneus e lubrificantes, com preços mais baratos, bem como o óleo diesel aditivado, que partir da instalação de um posto na sede da cooperativa, é ofertado a um preço que varia entre R$ 0,20 e R$ 0,40 centavos mais barato que no mercado local. “Também trabalhamos para ofertar financiamentos na aquisição de caminhões aos associados através das cooperativas de crédito, como a Sicredi e a Cresol, no que é chamado de intercooperação”, disse Weirich.

Cootromat; Foto – AGR.

A Cootromat atua principalmente no frete de calcário das minas que ficam em Cocalinho para as lavouras da região do Vale do Araguaia/Xingu, no período de safra atende no transporte de grãos das lavouras até os armazéns e, em menor escala, também faz o frete de milho até os confinamentos que ficam no estado de Goiás. Nei destaca que a vantagem do produtor rural em contratar a Cootromat para fazer o frete, se dá principalmente na confiança. “Os valores quase que são os mesmos praticados no mercado do frete, mas a cooperativa dá uma segurança maior de que o caminhão vai ir fazer o frete, a carga vai chegar ao seu destino e, se der algum problema, estamos aqui, perto, pra resolver”, complementa.

Com o aumento da área plantada de lavouras na região do Médio Araguaia, onde estão a maior parte dos cooperados, a demanda por caminhões também tende a crescer. E é dentro dessa realidade que a Cootromat se posiciona para atender seus cooperados e também seus clientes.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima