Ir para o conteúdo

Novo levantamento deve consolidar hegemonia de MT na produção agrícola do país

TRR-Topázio (1)

Será anunciado na quarta-feira (08), o 10º Levantamento da Safra brasileira de Grãos 2019/20, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Caso se mantenha a tendência de resultados anteriores, Mato Grosso manterá a hegemonia nacional, com uma produção agrícola de 73,79 milhões de toneladas, o equivalente a quase 30% das 250,5 milhões de toneladas previstas para todo o país, segundo dados do nono levantamento, divulgado em junho.

LEIA MAIS – Opinião – O futuro de Mato Grosso é o etanol – Por Marino Franz 

Este resultado amplia ainda mais vantagem mato-grossense em relação ao segundo colocado no ranking nacional, o Paraná, para 34,17 milhões de toneladas, quase três milhões de toneladas superiores à diferença registrada na safra 2019/19. A produção agrícola atual prevista para Mato Grosso pelo nono levantamento da Conab é superior em 9,3% à anterior.

Se confirmados os levantamentos anteriores, Mato Grosso se mantém como maior produtor agrícola do país, com mais de 73 milhões de toneladas

Governo busca alíquotas de produtos para exportação em MT, entre eles a soja; Foto – Gcom-MT

Os responsáveis por esta hegemonia são milho (34,279 milhões de toneladas), soja (34,516 milhões de toneladas) e caroço de algodão, com três milhões de toneladas previstas. Mato Grosso mantém ainda liderança na produção de algodão em pluma com dois milhões de toneladas previstos.

A soja colhida pelo agronegócio mato-grossense representa quase 30% da produção nacional e 60% da região Centro-Oeste. Com relação ao milho, a produção de Mato Grosso equivale a 33,94% da nacional e 60% da regional.

Mato Grosso responde também por quase 70% da produção nacional de caroço de algodão quanto de algodão em pluma. No plano regional, estes percentuais ficam, respectivamente, em 94,29% e 94,26%.

Por Jairo Sant’Ana/Secom – MT.

Deixe uma resposta

Role para cima