Ir para o conteúdo

Nova Xavantina espera plantar 65 mil/ha de soja

Com chuva acumulada menor que 10 milímetros em Nova Xavantina/MT, a semeadura da próxima safra de soja deve começar somente após regularizar o ciclo das chuvas.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, os produtores aguardam mais chuvas para mobilizar as máquinas e a previsão é de que boas chuvas sejam registradas somente a partir de 7 ou 10 de outubro. Ele afirmou que o custo de produção é alto, tendo em vista a alta do dólar. Com o aumento do preço dos insumos, da manutenção das máquinas, dos combustíveis, peças e nas máquinas agrícolas, o agricultor não deve errar no plantio, para não pagar o preço.

Plantio de Soja

Apesar do aumento em Chicago (Illinois, Estados Unidos), os preços internacionais da soja não estão tão altos. Basear-se somente no câmbio do dólar/real não é certeza de lucro na lavoura. Em Nova Xavantina, cerca de 60% da próxima safra de soja já foi comercializada antecipadamente pelos produtores rurais, com valor em torno de R$ 80,00 a R$ 85,00.  O restante da safra deve ficar na mão do produtor que tentará ganhar uma janela de preços maior.

Começa construção da ponte sobre o Rio das Mortes (MT-326)

Em Nova Xavantina devem ser plantados cerca de 65 mil hectares de soja, sem expectativa de aumento de área, por enquanto. Dalcin observou que os produtores esbarraram neste ano, na questão do calcário, pelo aumento da demanda para reposição em áreas degradadas. Por isso, segundo ele, com o aumento da tecnologia, a tendência é de bons resultados na produtividade da oleaginosa.

Por Inácio Roberto, para a AGR Notícias

Deixe uma resposta

Role para cima