Ir para o conteúdo

Com dez dias de estiagem, falta de chuvas começa a preocupar produtores de milho no Médio Araguaia

 

A chuva prometeu na segunda-feira (06/04), mas não veio. Pelo menos não de forma uniforme. Nesta terça-feira (07/03), os olhos dos agricultores do Médio Araguaia se voltaram para o céu e, além da preocupação com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), os produtores se preocupam com a falta de chuvas na região, que já completa 10 dias e pode afetar o desenvolvimento da safra do milho safrinha.

Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em estação no interior do município de Canarana-MT, o último registro significativo de chuva ocorreu no dia 25 de março (53,8 mm). Foram registrados nos 10 dias seguintes apenas 9,6 mm acumulados. A estação meteorológica de Nova Xavantina-MT também registrou no dia 25/03 a última chuva significativa. De lá para cá, o acumulado foi de apenas 26,5 mm.

Período de estiagem no Médio Vale começa a atingir a cultura.

Produtores da região do Médio Araguaia plantaram milho e gergelim como as duas principais culturas da segunda safra 19/20. Para muitos produtores, a safrinha é que tem colocado as contas no azul. Neste ano, as lavouras de milho e gergelim se desenvolviam muito bem até o final do mês de março, quando iniciou a estiagem.

Produtores preocupados

Os irmãos Olimar Luciano Schneider e Valmir José Schneider são produtores em Querência-MT. Conforme Olimar, eles iniciaram o plantio do milho no dia 12 de janeiro e concluíram no dia 22 de fevereiro.  10% da área de milho é de pivô e metade do restante da lavoura já passou do período de milho verde. A previsão é iniciar a colheita no dia 12 de maio. Querência semeou a maior parte do milho dentro da janela ideal de plantio.

Olimar e Valmir Schneider.

Schneider disse à reportagem da AGRNotícias que, embora sem precipitação de chuva desde o dia 28, “não tá tão seco aqui ainda, tem umidade no solo. Esse milho mais do tarde que ainda vai precisar de chuva. Nesta semana tem previsão boa e se concretizar essas previsões, vamos ter uma safra cheia em Querência. Mas se não chover, a quebra vai ser grande, principalmente para o milho mais do tarde”.

O agrônomo Pércio Cancian, de Canarana, disse que o período de plantio do milho no Médio Araguaia neste ano foi longo, iniciando no início de janeiro e, em algumas áreas, indo até março adentro. “Na média geral, até semana passada, o desenvolvimento da maioria das lavouras estava perfeito, porque teve bastante chuva em fevereiro e março. Se realmente chover nesta semana, como está marcado, de quarta-feira adiante, as perdas não serão tão significativas”. 

Porém, conforme afirma Pércio, “estive ontem [segunda-feira] na região do Culuene [Canarana] e precisa chover logo, principalmente nos talhões mais arenosos ou com cascalho, que não armazenam água. Esses locais já estão sentindo muito esse déficit hídrico e, certamente, teremos queda na produtividade. Quanto mais demorar para chover, maior será a queda de produção das culturas de safrinha, em especial milho e gergelim”.

O produtor e presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte-MT, Josinei Zemolin, em entrevista à AGRNotícias, disse que “as lavouras no momento ainda tem um pouco da umidade da última chuva da semana passada e, assim, se não chover mais, vai dar um impacto muito grande. As previsões ainda estão marcando chuva do dia 07 a 10 de março. Se confirmarem, ainda vai dar uma safra muito boa. Se isso não acontecer, aí já vai começar a aparecer uma quebra de produtividade”.

Previsão

A previsão, conforme a ClimaTempo, é que no município de Água Boa – MT chovam nos próximos sete dias um acumulado de 59mm. Em Querência, a previsão para a próxima semana é de 72mm acumulados. Para Canarana, 48mm e em Gaúcha do Norte, 53mm. Em todos os municípios, após a próxima semana de precipitações, a previsão indica um novo período de estiagem.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima