Ir para o conteúdo

Colheita da soja em Água Boa passa da metade e em Querência entra na reta final

A colheita da soja em Água Boa-MT avançou lentamente na última semana por causa das chuvas esparsas que atingiram as regiões produtoras. A informação é de um levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos do município. Até segunda-feira (03/02), foram colhidas 55% das lavouras plantadas com soja em Água Boa.

Segundo o agrônomo Maicon Fernando Bartoski Antunes, na região de Água Boa foram plantados 213 mil hectares com a oleaginosa. Significa que as máquinas já colheram 117 mil hectares. Mesmo diante das dificuldades impostas pelas chuvas, não há perdas significativas de grãos. A produtividade da soja segue entre 50 e 72 sacas por hectare.

Enquanto isso, 85% das áreas com milho safrinha já foram semeadas. A estimativa é de que dos 25 mil hectares com o cereal, a semeadura já se concretizou em 21 mil hectares. O ritmo do plantio também foi prejudicado em função das chuvas.

Ao mesmo tempo, 25% das áreas de gergelim já estão plantadas. Levantamento dos agrônomos mostra que serão destinados 30 mil hectares para a cultura no município. Deste total, 10 mil já foram plantados.

Já a colheita de arroz deve começar na segunda quinzena de março. As lavouras de arroz estão em boas condições.

Querência

A colheita da soja entrou na reta final no município de Querência-MT. Conforme o presidente do Sindicato Rural, Osmar Frizzo, mais de 90% das áreas já estão colhidas. No ciclo, os produtores plantaram cerca de 380 mil hectares com soja, o que vai produzir a maior safra da história de Querência.

A produtividade da soja saiu de 57 sacas no ciclo passado para cerca de 60 sacas nessa temporada. A estimativa final é de que os produtores colham 1 milhão e 400 mil toneladas da oleaginosa, mais de 1% da produção nacional, estimada em 124 milhões de toneladas. A soja passou pelo estresse hídrico na fase de plantio e se comportou bem, tendo registrado ataques de percevejos na reta final.

Frizzo informou também que estão sendo plantados com milho safrinha cerca de 240 mil hectares, o que também redundará na maior safra do cereal no município. A semeadura do milho também está na reta final.

Por Inácio Roberto para a AGRNotícias; Foto – Arquivo AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima