Ir para o conteúdo

Cadeia do algodão começa a se desenvolver e área cresce mais de 25% no Vale do Araguaia

 

O Mato Grosso plantou mais de um milhão de hectares (1.132.566) com algodão no ciclo 2019/20, sendo 142.899 na primeira safra e 989.667 na segunda safra. A região Nordeste de Mato Grosso, que compreende a maioria dos municípios do Vale do Araguaia, plantou 36.625 hectares. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A região Nordeste representa apenas por 3,23% da área estadual de algodão, mas vem crescendo. A cultura adentrou nas lavouras do Araguaia há quatro safras e, no atual ciclo, teve um aumento de 26,7% em relação ao anterior, quando foram plantados 28.908 hectares. Um dos municípios da região que mais está acreditando na cultura é Canarana-MT. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), foram semeados 8 mil hectares com algodão, o que representa 21,84% da área regional da cultura.

A Meta Consultoria Agrícola semeou algodão pelo segundo ano em Canarana. Na atual safra foram 370 hectares destinados à cultura. A área recebeu 14 variedades para avaliação. “Notamos uma boa evolução comparado ao ano passado. Isso se deve a janela de plantio ter sido mais cedo. E também evoluímos em manejo e variedades. O plantio de segundo ano destaca-se perante as demais áreas de primeiro ano devido a melhoria da fertilidade do solo, o que mostra que temos condições de solo e clima para desenvolvimento do algodão”, disse o sócio proprietário da Meta, Rodrigo Piccinini.

Rodrigo Piccinini na lavoura de algodão da Meta em Canarana

O plantio na atual safra ocorreu entre os dias 13 e 30 de janeiro. A janela ideal é até o dia 20 de janeiro, pois a cultura exigem no mínimo 90 dias de chuva. “As áreas plantadas se encontram em ótimas condições de desenvolvimento, trazendo a possibilidade de diversificação de cultura dentro da propriedade, mais uma ótima opção de renda aos produtores. Neste momento já estamos se encaminhando para fase final da cultura”.

Além dos testes, que possibilitará informações valiosas para o crescimento do algodão na região, a Meta também está construindo uma algodoeira para beneficiar a pluma, diminuindo custos com frete para outros municípios. A previsão é que ela esteja em funcionamento em 60 dias, beneficiando a pluma da fazenda e demais produtores de Canarana. Acredita-se que, de início, a algodoeira irá gerar 15 empregos diretos. Revendas de defensivos também já começaram a comercializar insumos da cultura, criando toda uma cadeia para o desenvolvimento do algodão.

Previsão é que algodoeira entre em operação em 60 dias

Para Piccinini, o grande desafio que ainda existe para o crescimento do algodão na região é a falta de informação. “Temos ainda como desafio quebrar alguns mitos e barreiras sobre a cultura, mas conforme vamos tendo os resultados, poderemos passar mais informações para que aqueles que têm interesse em conhecer, possam sanar suas dúvidas. Em todas as regiões em que o algodão entra, traz consigo o desenvolvimento e o progresso. É isso que esperamos dessa cultura, poder agregar valor e trazer mais desenvolvimento para região”.

POor AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima