Ir para o conteúdo

Metade das propriedades do Médio Araguaia ainda não informou a vacinação contra febre aftosa

 

Produtores rurais de Mato Grosso tem até o dia 10 de junho para realizar a vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa e até o dia 20 de junho para informar a vacinação ao Indea (Instituto de defesa agropecuária). Conforme a Unidade Regional do Instituto em Água Boa, até o dia 01 de junho, apenas metade do rebanho da região teve a vacinação informada.

A Unidade Regional de Supervisão de Água Boa abrange nove municípios (Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Querência, Nova Nazaré, Nova Xavantina e Ribeirão Cascalheira) e abrange 2981 propriedades e 1.081.892 animais. O período de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 27 de abril. O índice mais alto de animais vacinados comunicados, é no município de Água Boa (58,84%). O mais baixo, em Querência (29,27%). Em relação ao número de propriedades, o município em que mais propriedades realizaram a comunicação foi Nova Nazaré (58,42%) e o mais baixo, Cocalinho (39,40%).

Para o médico veterinário do Indea em Água Boa, Francisco Souto, nessa reta final de vacinação, o número de animais informados deveria ser maior. “Estamos observando que até a presente data estamos com um índice de comunicação muito baixo em relação a quantidade de animais e propriedades que ainda temos” afirma.

Maior período de vacinação e para comunicação

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) e principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. O prazo de vacinação nessa primeira etapa de 2020 foi aumentado de 30 para 45 dias. O objetivo com o prazo alongado é que o período de vacinação maior preserve a saúde dos produtores na época de pandemia, focando em ações para evitar a aglomeração de pessoas. 

“Estamos receosos que nos últimos dias venham a ocorrer uma aglomeração. Pedimos encarecidamente para produtores que realizem a vacinação (quem ainda não fez) e de imediato procure o Indea mais próximo para fazer a comunicação. Pedimos que, se optarem de vir até a unidade, que venham de máscara,” solicita o veterinário, justificando que, com o apoio dos produtores, “Mato Grosso está trabalhando para no futuro próximo ser considerado livre de vacinação contra febre aftosa”.

A comunicação em 2020 também pode ser feita de forma remota, pela internet, no e-mail da unidade referente, enviando a folha de classificação etária, com a relação dos animais vacinados e a Nota Fiscal. Desde o início do período de vacinação, o trânsito de bovinos e bubalinos está impedido enquanto o produtor não informar o Indea da vacinação. 

Atendimento do Indea em Assentamentos

A regional do INDEA programou atendimento nos assentamentos rurais para receber a comunicação da vacinação contra a febre aftosa. O produtor além de comunicar a vacinação, vai poder emitir a GTA (Guia de Transporte animal) pela internet. 

No P. A Jandira o atendimento da equipe do Indea será no dia 3 de junho, na Serrinha dia 4 de junho, P. A Martins dia 5 de junho, no P. A Jaraguá dia 8 de junho e no PA Santa Maria dia 9 de junho.

Por AGRNotícias, com a colaboração de Inácio Roberto. Foto: AGRNotícias.

 

Deixe uma resposta

Role para cima