Ir para o conteúdo

Mais de 1 milhão de bovinos foram vacinados contra Febre Aftosa no Médio Araguaia

TRR-Topázio (1)

Finalizada a etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso, um balanço do processo foi emitido pela Unidade Regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Água Boa – MT, que apontou que na região 1.089.509 animais foram vacinados, dos 2.403.186 que preenchem o rebanho local. 

A regional do Indea abrange nove municípios (Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Querência, Nova Nazaré, Nova Xavantina e Ribeirão Cascalheira). Nesta etapa de vacinação foram contemplados todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A vacinação começou no dia 01 de novembro e percorreu até o dia 10 de dezembro, última data, também para comunicação da vacinação ao Instituto.  99,92% do rebanho cadastrado foi vacinado.

Com 80 mil filhos, touro reprodutor recordista da raça nelore se aposenta

No balanço, também foi apontado que 31 propriedades na região não comunicaram a vacinação ao órgão. Contudo, conforme o médico veterinário da Unidade Regional, Francisco Souto, “à essa altura do campeonato, dificilmente essas propriedades não comunicaram porque não realizaram a vacina, mas sim, porque são propriedades que venderam o gado, que a propriedade foi vendida etc. Mas caso seja constatado, na visita à propriedade, que não foi realizada a vacina, aplica-se a vacina e aplica-se multa”, explica.

O município de Gaúcha do Norte foi o único da região a constar como 100% imunizado e comunicado.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima