Ir para o conteúdo

Imea lança primeira estimativa do Custo de Produção da saca do Milho 21/22

O Imea (Instituto matogrossense de Economia e Estatística) divulgou, em Boletim Semanal no dia 22/02,  a primeira estimativa do custo de produção do milho de alta tecnologia da safra 21/22 em Mato Grosso.

Conforme os dados analisados, foi visto que a sustentação da moeda norte-americana em altos patamares e a comercialização avançada de insumos pelo produtor em relação aos últimos anos impulsionaram a elevação dos fertilizantes e corretivos (8,89%), semente de alta tecnologia (6,50%), e defensivos (4,85%).

Atraso no plantio da soja faz área com algodão cair mais de 6% no Araguaia/Xingu

Somado a estes fatores, o Instituto afirma que o custo com arrendamento também apresentou alta expressiva, justificado pela valorização da saca de soja, uma vez que a oleaginosa é a principal forma de pagamento por parte do produtor arrendatário. Com isso, o custeio do milho se elevou 12,05% ante á safra 20/21.

Por fim, levando em conta todos os fatores citados, para que o produtor mato-grossense consiga cobrir o seu custo operacional, o Instituto estima que é necessário que negocie o cereal a um preço médio de R$ 22,43/sc.

Por Imea.

Deixe uma resposta

Role para cima