Ir para o conteúdo

Na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de março, o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte – MT realizará o treinamento de inseminação artificial em bovinos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT). O evento tem como parceiro a Fazenda Relu, local onde acontecerá o treinamento. O equipamento indispensável para o método é o botijão criogênico, este cedido pela Prefeitura do município.

A inseminação artificial tem como objetivo a fecundação da fêmea dispensando o contato físico do macho. É uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, para isso, são utilizados equipamentos específicos.

O método está aliado ao melhoramento genético, padronização do rebanho, economia, originalização de mais descendentes de um mesmo produtor, controle de doenças sexualmente transmissíveis em bovinos, entre outros fatores. Para as aulas práticas, serão utilizadas vacas adultas ‘vazias’, não prenhes e adoção de técnicas recomendadas. Os alunos vão aprender tudo sobre a teoria e a prática da técnica utilizada que tem uma alta precisão de resultados na área da pecuária.

O gerente da pecuária da fazenda, Márcio Francisco, aponta que vai ser um curso muito bom, “vamos ganhar mais conhecimento sobre o assunto, pois já fazemos protocolos aqui desde o ano passado, mas, ninguém tem o curso ainda. Tudo que vem para auxiliar é de bom aproveitamento e este curso vem para nos deixar mais aptos a realizar os serviços de maneia mais correta”, disse o gerente.

Comitê Técnico de Executivos da OCB/MT discute estratégias para o cooperativismo

O treinamento será ministrado pelo médico veterinário Matheus Ferraz Simões, tem carga horária de 40 horas e vai abordar muita informação sobre a técnica como: vantagens e limitações da inseminação artificial; importância da sanidade, nutrição e assistência técnica; instalações adequadas para aplicação do método; manejo reprodutivo; manipulação e cuidados com equipamentos; cuidados no manuseio do sêmen e seu descongelamento; anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina; montagem do aplicador de sêmen; execução da técnica de inseminação artificial; entre outros.

Por Cely Trevisan, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima
%d blogueiros gostam disto: