Ir para o conteúdo

Faltam três dias para o 9º Soja In’Técnica em Querência

Faltam apenas três dias para um dos maiores eventos técnicos da agricultura do Vale do Araguaia mato-grossense. Com os hotéis de Querência – MT lotados, a cidade que abriga a 9º edição do Soja In’Técnica está movimentada para o inicio do evento que será realizado nesta quinta (20) e sexta-feira (21.01) na Estação Experimental da Rural Técnica.

Ao todo, a edição desse “grande dia de campo”, contará com a participação de mais de 40 empresas patrocinadoras, com 72 cultivares de soja, em duas épocas de plantio, que receberam a mesma adubação e os mesmos tratos culturais, para facilitar o comparativo. São empresas de agroquímicos, adubos, sementes e fertilizantes em geral, todas com novas tecnologias, novos posicionamentos, novos recursos, vindo de acordo com o objetivo do Soja In’técnica, que é trazer conhecimento para o produtor.

Na edição de 2021, foram 73 cultivares de soja em 30 estandes.

O sócio proprietário da Rural Técnica, empresa que organiza o evento, Tiago Fernando Konageski, explica que o evento se torna crucial em uma época onde o custo de produção se elevou e o produtor procura alternativas. “A safra 22/23, por exemplo, já é uma safra muito desafiadora. Porque os insumos estão caros! Neste dia de campo nós vamos ter informação para que o produtor possa substituir aquele tradicional produto que ele fazia, por outros produtos, outras tecnologias e fazer uma safra melhor; Talvez reduzindo custos ou vendo alternativas que possam ajuda-lo no controle e uso de informações na lavoura dele”.

De olho nos danos das pragas sugadores, 9º Soja In’técnica trará palestra com Dr. Germison Tonquelski

Além das variedades em campo, o Soja In’Técnica traz três palestras: no dia 20, com Germison Tonquelski – que falará sobre ‘Manejo de sugadores no sistema de produção’; no dia 21, Leandro Zancanaro  – que falará sobre “Manejo eficiente de solos arenosos’, além de Matheus Palhano – que falará sobre ‘Biotecnologia aliada ao controle de plantas daninhas’.

Os protocolos sanitários continuam em vigor no evento, com disponibilização de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura. O Soja In’Tecnica é realizado na Estação Rural Técnica, na Fazenda Londrina, conta com o patrocínio do Senar-MT e Aprosoja – MT, bem como com o apoio da Prefeitura Municipal de Querência e Secretaria de Agricultura.

Por Lavousier Machry, para AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima