Ir para o conteúdo

Exportação de couro mato-grossense cresceu 55% em junho

O couro mato-grossense é um dos produtos que tem se destacado na pauta de exportações. Em junho deste ano, a demanda internacional pelo material usado pela indústria da moda cresceu 55,1%, resultando em aumento de 380% na receita em dólares.

Foto: CICB

No mês passado, foram embarcadas 489 toneladas do artigo de origem animal movimentando US$ 1,104 milhão. São valores bem superiores aos verificados em junho de 2020, quando consumidores internacionais adquiriram 315 (t) de couro proveniente de Mato Grosso pela quantia total de US$ 230 mil, aponta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio do sistema Agrostat.

Um dos principais compradores mundiais dessa matéria-prima mato-grossense é a Itália, polo de calçados e vestuário. De acordo com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), além do comércio com o país europeu há oportunidade de fomentar relações de cooperação tecnológica para desenvolvimento desses segmentos industriais no próprio Estado.

Boi/Cepea: Apesar de alto custo, rentabilidade no confinamento ainda pode ser positiva

Atualmente, Mato Grosso detém maior participação na produção nacional de couro, em torno de 15%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e referentes ao 1º trimestre deste ano. Segundo o analista do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemt, Antônio Lorenzzi houve queda na oferta dessa matéria-prima em 2021, de aproximadamente 23% no Estado e 25% no Brasil.

Lorenzzi lembra que em 2016 ocupava a 6ª posição no ranking de exportação nacional de couro, mas retraiu nas vendas devido ao esfriamento do mercado internacional. Grandes importadores como China e Itália diminuíram a demanda pelo produto nesse período, entre 40% a 50%.

 

Texto: Silvana Bazani/Jornal A Gazeta

Deixe uma resposta

Role para cima