Ir para o conteúdo

Excesso de chuva no final da colheita preocupa os sojicultores

A região Nordeste do Mato Grosso, que compreende também o Médio Araguaia, é a mais atrasada do Estado na porcentagem da colheita da soja. Conforme o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), em relatório da última sexta-feira (28/02), ainda faltavam mais de 35% das lavouras para serem colhidas, porcentagem que não deve estar muito diferente nesta segunda-feira (02/03) por conta das chuvas que caíram no último final de semana na região.

As precipitações nos últimos sete dias em Canarana-MT, conforme dados da Estação Convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ultrapassaram os 100 mm de chuva (105,1 mm) e, em Nova Xavantina-MT, foram de 84,5 mm. Esses volumes, divididos em várias pancadas praticamente durante todos os dias, impediram as máquinas de entrarem em boa parte das lavouras para retirar a soja já madura.

Conforme o produtor rural em Canarana, Alexsandro Peixoto Leopoldino, ele plantou mais tarde do que a média e não colheu nem 40% de sua área de soja. “Comecei há 15 dias e estou bastante apertado, não conseguindo acompanhar no time certo das lavouras a colheita. Estou com 1.300 hectares praticamente prontos e vem chegando mais e, disso, eu já deveria ter colhido 600 até hoje [domingo – 01/03] que já estão prontos há dois dias. Nada estragando ainda, mas se chover mais dois dias tenho prejuízo grande”, relatou.

Lavoura do produtor Alexsandro Peixoto Leopoldino pronta para ser colhida

O presidente do Sindicato Rural de Água Boa-MT, Antonio Fernandes de Mello, disse que no município a chuva já trouxe perdas nas lavouras de soja. “Tá tendo perdas e hoje à tarde [segunda-feira] teremos um levantamento do prejuízo”. Já o presidente do Sindicato Rural de Querência-MT, Osmar Frizzo, disse que a colheita está mais adiantada no município, restando apenas 10% das lavouras para serem colhidas. “Até então as chuvas provocaram poucas perdas, apenas excesso de umidade. Se nessa semana correr bem o pessoal termina, mas nos últimos dias as chuvas complicaram um pouco”, disse. 

A previsão do tempo para esta semana para Canarana, conforme o Climatempo, é de chuva todos os dias pela próxima semana na casa dos 10 mm por dia.

Por AGRNotícias; Fotos – Alexsandro Peixoto Leopoldino.

Deixe uma resposta

Role para cima