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Estradeiro celebra avanços em rotas de escoamento agrícola – Logística é gargalo no Vale do Araguaia

 

A pavimentação total da BR-163 no trecho entre Miritituba, no Pará, até a divisa com Mato Grosso, em Sinop (MT), foi uma das constatações do último Estradeiro do ano realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com o Movimento Pró-logística. Entre os dias 27 de novembro e 04 de dezembro, a equipe fez um percurso de 4.430 quilômetros, saindo de Cuiabá rumo ao Estado do Pará.

“No percurso de volta, de Miritituba até a divisa de Mato Grosso, a BR-163 está 100% concluída. Esse é um grande motivo para comemorarmos, queremos até ano que vem fazer uma exposição fotográfica do antes e depois”, enfatizou Edeon Vaz, diretor-executivo do Movimento Pró-logística.

Saindo de Cuiabá, o grupo percorreu importantes rodovias, como a MT-130 (Primavera do Leste – Paranatinga), MT-020 (Paranatinga – Canarana), e MT-326 (Canarana – BR-158), BR-158, BR-155, BR-230 e BR-163. 

Durante o percurso, foram constatadas algumas evoluções em relação ao estradeiro do ano passado. Por exemplo, de Paranatinga à Canarana existem obras de pavimentação e, dentro desse trecho, estão faltando agora 42 quilômetros de pavimento na MT-020. “Falta pouco agora, isso é muito positivo porque é uma rodovia que vai encurtar muito a distância para quem está na Região do Araguaia e vem para Cuiabá”, destacou Edeon.

A BR-158, também um importante corredor de escoamento da produção, entre Ribeirão Cascalheira até a divisa com o Pará, tem 121 km de estrada de chão que passa pela terra indígena Marãiwatsédé. A metade está em muito boa condição, mas a outra metade está em obras de manutenção.

Até o fim de dezembro, a equipe do Estradeiro deve concluir um relatório das BR’s 158 e 163 que será encaminhado Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ao Ministério da Infraestrutura. Já o relatório com a situação das rodovias estaduais será encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado e a bancada Federal de Mato Grosso. 

Vale do Araguaia

Alguns produtores do Médio Araguaia participaram do estradeiro a partir de Canarana. Um deles foi Murilo Ramos, agricultor em Canarana. Em entrevista para a AGRNotícias, ele disse que o Vale do Araguaia precisa avançar bastante em logística. “Enquanto a BR-163 já está asfaltada e estão pensando inclusive em duplica-la, a nossa principal via, a BR-158, ainda não está totalmente asfaltada”, disse.

Para Murilo, são quatro as principais rodovias para o Vale do Araguaia. Além da BR-158, é primordial a conclusão da MT-020 (Canarana a Paranatinga); a construção de asfalto na MT-326, entre o Auto Posto Rei da Estrada (BR-158) e Nova Nazaré, cerca de 60 km, que dará acesso à Ferrovia Norte Sul; além da MT-427, que ligará a MT-020 com a BR-242 entre Culuene e Gaúcha do Norte.

“Que a gente aqui da região perde pagando mais pelo insumo e recebendo menos pelo produto por conta da logística, todo mundo sabe que perde e sente no bolso. Estamos numa região muito boa, mas precisamos melhorar a logística para conseguir preços equivalentes com outras regiões do Estado. Se tivermos acesso à Ferrovia Norte Sul, o insumo chegará mais barato e nosso produto vai valorizar”, disse Murilo.

Participantes

Além de produtores rurais associados, também participaram do Estradeiro técnicos do Programa de Parceria de Investimento da Casa Civil da Presidência da República, representantes do DNIT, do Ministério da Agricultura (Mapa), da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho) e participação de 11 representantes de fundos nacionais e internacionais associados ao Banco de Crédito Suíço.

Por AGRNotícias com Assessoria Aprosoja.

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