Ir para o conteúdo

Estiagem do mês de novembro afeta o desenvolvimento da soja no Médio Araguaia

dinetec

A falta de chuvas regulares tem preocupado os agricultores da região do Médio Araguaia desde o início do plantio da soja na safra 20/21. Com o atraso do plantio e a necessidade de um replantio em alguns municípios, a estiagem tem afetado a semeadura.

Em Canarana/MT, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuvas do mês de novembro foi de somente 90,4 mm. Este volume hídrico é pouco menos de um terço do volume registrado em outubro (303,9 mm). Contudo, é maior que o de novembro de 2019 (64,9 mm). As chuvas mais significativas que ocorreram somente na segunda quinzena do mês anterior e levaram os agricultores a iniciarem o plantio no município, não persistiram para o mês seguinte, interferindo no desenvolvimento da oleaginosa. 

médio araguaia

Pluviômetro particular de uma propriedade rural. Foto: Arquivo AGR.

Em novembro, iniciou-se um período de estiagem com leves pancadas isoladas. Conforme o Inmet, em Canarana a chuva mais significativa ocorreu no dia 13/11 com 44 mm, que representa aproximadamente a metade do acumulado ao longo do mês. 

Nova Xavantina

Em Nova Xavantina/MT, a estação convencional registrou um acumulado de 131,7 mm no mês de novembro, isso representa um aumento de 24,4 mm em relação ao mês anterior e de 3,3 mm à novembro de 2019. As chuvas mais significativas ocorreram em 01/11 (28,5 mm), 10/11 (36 mm), 20/11 (14,6 mm) e 26/11 (16,9 mm).

Plantio do arroz em Água Boa está parado por falta de chuva

O município de Nova Xavantina apresentou ao longo do mês de outubro, um volume hídrico significativamente menor que outras regiões do Médio Araguaia, levando muitos produtores à arriscarem o início do plantio da oleaginosa. Já no mês de novembro, o baixo índice pluviométrico evidenciou a necessidade do replantio de algumas áreas, que também foram afetadas com este longo período de estiagem e chuvas esparsas.

Por Vitória Kehl Araujo, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima