Ir para o conteúdo

Entenda os motivos que vão levar MT a cultivar mais de 10 mi/ha de soja nesta safra

TRR-Topázio (1)

Os agricultores estão confiantes com a próxima de soja em Mato Grosso. As lavouras começam a ser plantadas após o dia 15 de setembro e devem ocupar área recorde no estado, ultrapassando pela primeira vez a marca de 10 milhões de hectares. A área destinada ao cultivo do grão deve crescer 2,2% na comparação com a do ano passado, chegando a 10,21 milhões de hectares. Um reflexo do otimismo dos agricultores e do bom cenário da cultura, como explica Daniel Latorraca, superintendente do Imea.

Os agricultores estão confiantes com a próxima de soja em Mato Grosso. As lavouras começam a ser plantadas após o dia 15 de setembro.

Soja germinando em Canarana; Foto -Arquivo AGR.

“A gente sabe que o contexto e a conjuntura atual favorecem um otimismo dentro dos campos em Mato Grosso. Os preços se elevaram bastante neste ano, principalmente os preços em Reais, e isso possibilitou que os produtores não só fizessem as vendas futuras dos produtos, mas também obtivessem uma boa relação de troca – em especial quando se fala em fertilizantes. Isso estimulou o produtor a fazer uma boa ‘trava’ dos seus custos e a vender boa parte do seu produto de uma maneira inédita, com uma antecipação histórica: quase 47% da safra que vai ser colhida no ano que vem já foi vendida. Todo este cenário positivo, embalado pela boa colheita que se fez na safra 2019/20 (35 milhões de toneladas), deixa o produtor mais a vontade de fazer um acréscimo de área, de arrendar aquela área a mais”, comenta.

LEIA MAIS – Em 10 anos, MT deve aumentar produção de milho e soja em até 35%

Segundo o mapeamento do Imea, haverá expansão em praticamente todas as regiões de Mato Grosso, mesmo que de maneira tímida – como no médio-norte – onde a área deve crescer 0,6%. O grande incremento de área ocorrerá principalmente no norte do estado, com 8,75% de avanço. A região do Araguaia, no nordeste, deve ter o segundo maior crescimento nas áreas de soja, 4,15%.

É por lá, no município de Água Boa, que o agricultor Altair Kolln vai plantar 1100 hectares de soja, 10% a mais que no ano passado. Ele está esperançoso com o futuro desta nova safra. “Estou aumentando um pouco a área de soja. Ao que tudo indica, vai ser um ano bom de preços, também temos muita esperança que seja um ano excepcional de chuvas e de boas produtividades. Precisamos ser otimistas, o homem do campo é o maior otimista do mundo”, destaca.

Em Canarana, também no nordeste mato-grossense, a terra já está sendo preparada para o cultivo na fazenda do Fernando Hass Paludo. Por lá, a área destinada à soja irá saltar mais de 60%, o que indica o tamanho da expectativa do produtor. “Esta área era de pastagem degradada. Nós já plantávamos 470 hectares e este ano iremos aumentar mais 300 hectares, diante do cenário de alta, tanto da soja quanto do milho e outras culturas. A área já está pronta, calcareada, só esperando o fim do vazio sanitário e começo das chuvas”, conclui.

Por Luiz Patroni/Canal Rural.

Deixe uma resposta

Role para cima