Ir para o conteúdo

Empaer lança primeira versão de aplicativo dedicado ao produtor rural

Essa versão será de uso exclusivo interno para coletar dados dos produtores rurais.

Nesta quinta-feira (01.10), será lançada a primeira versão do aplicativo que está sendo desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O técnico em Administração Sistêmica da Empaer, Eder Antônio da Silva, explica que ao todo serão seis etapas de desenvolvimento, e essa primeira versão será de uso exclusivo interno para coletar dados dos produtores rurais. O objetivo do aplicativo é levar tecnologia ao campo e tornar o contato com o técnico da Empaer mais fácil e rápido.

Empaer desenvolve aplicativo para atender produtores rurais 1

Conforme Eder, a ferramenta estará interligada com o Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades da Empaer, o Sagae, que já é utilizado via web pelos técnicos da empresa para cadastrar as informações dos serviços prestados ao público alvo, além de avaliar o ganho social dos produtores rurais e o trabalho executado pelos técnicos. Ele explica que o Sagae foi desenvolvido no ano de 2019 e, ao todo, já foram cadastrados 35 mil produtores em 128 municípios do Estado.

A primeira versão do aplicativo, integrará também a versão mobile do Sagae. Ou seja, além de realizar atendimentos ao público externo pelo aplicativo, o técnico também poderá acessar e alimentar o Sagae usando essa mesma ferramenta.

As informações de atendimento geradas pelo aplicativo serão armazenadas de forma automática no banco de dados do Sagae na plataforma web. Eder destaca que o aplicativo está sendo criado em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), responsável por desenvolver a versão que será utilizada pelos produtores rurais e sociedade em geral para solicitar atendimento, e que estará disponível na plataforma MT Cidadão, do Governo do Estado. Esta será a segunda etapa do aplicativo, com expectativa de ser lançada no mês de novembro.

Eder explica que com a primeira versão, o técnico, o extensionista e o pesquisador já poderão armazenar dados dos produtores atendidos e analisar os resultados da assistência técnica quanto à melhoria produtiva e rentabilidade, adequação ambiental e infraestrutura produtiva das propriedades rurais, além de registrar informações de eventos promovidos para capacitação e fomento junto ao produtor rural.

Com a inserção de informações pelos técnicos, o Governo do Estado terá um banco de dados de todas as cadeias produtivas. Eder fala que a plataforma também contará com indicadores e cita como exemplo a cadeia da bovinocultura de leite. Os trabalhos apresentados vão mostrar a evolução do rebanho no Estado, os métodos de trabalho, a produção por município, o tipo de pastagem e outras informações relevantes para compreensão e acompanhamento da cadeia como um todo.

Canarana – Empaer quer inserir cultivo do algodão colorido em assentamento

Para agilizar o lançamento do aplicativo, foram contratados três analistas de desenvolvimento com recursos do Programa REDD+ For Early Movers (REM). Eder explica que, com todas as etapas do aplicativo finalizadas, o produtor poderá acessar o histórico de solicitações e todos os dados relacionados a sua propriedade, acompanhando inclusive a evolução da produção, com indicadores importados do Sagae. “Essa ferramenta vai facilitar o acesso do agricultor aos serviços oferecidos pela Empaer”, salienta.

Segundo Silva, com o aplicativo o produtor poderá tirar dúvidas sobre assuntos diversos, como crédito rural e administração da propriedade, obter informações técnicas sobre culturas e criações e solicitar visitas para atendimento in loco na propriedade rural. Além dos produtores, os moradores urbanos, feirantes, diretores de escolas, ou qualquer outra pessoa que tenha alguma dúvida relacionada ao trabalho rural também poderá entrar em contato para obter orientação. Tudo isso diretamente pelo celular

Por Rosana Persona – Empaer/MT.

Deixe uma resposta

Role para cima