Ir para o conteúdo

Em protesto por desocupação, moradores de gleba fecham BR-158 em Porto Alegre do Norte

Os moradores da região da Fazenda Vitória do Araguaia, localizada na zona rural de Porto Alegre do Norte – MT, realizam na manhã de terça-feira (09/02) um protesto pacífico com o fechamento da BR-158 na altura da ponte na saída do município.

A manifestação é liderada pela Associação dos Moradores da Gleba Rio Xavantinho e deverá acontecer ainda nos dias 10 e 11 das 5h às 18h. A liberação de carros e caminhões será realizada de 2 em 2 horas.

A razão do protesto é pela desocupação da área, a qual é pertencente à Agropastoril Vitória do Araguaia. A batalha judicial já dura cerca de 30 anos.

Entenda o Caso

A Justiça de Mato Grosso determinou, em novembro de 2020, o imediato cumprimento da ordem de desocupação da Fazenda Vitória do Araguaia, em Porto Alegre do Norte, que foi invadida por grileiros. Atualmente, o processo – que começou na Comarca de São Felix do Araguaia – tramita na Vara Especializada de Direito Agrário de Cuiabá.

Em seu despacho, o juiz Carlos Roberto Barros de Campos escreveu que “não mais serão tolerados eventuais pretextos para efetiva consecução do mandado de manutenção de posse, sob pena de constituir ato atentatório à dignidade da Justiça, sem prejuízo das sanções criminais, cíveis e processuais cabíveis, além de multa”.

Acidente envolvendo cinco carretas ocorre na MT-020, em Canarana

A ação foi movida pela empresa Agro Pastoril Vitória do Araguaia, proprietária da fazenda. Na ação, o procurador da República José Basílio Gonçalves qualificou a ação dos ocupantes da área como “simples invasão de área privada produtiva por grupo de usurpadores de propriedade alheia”.

Por Olhar Direto, com informações de Mídia News. Fotos e vídeos: Redes Sociais.

 

Deixe uma resposta

Role para cima