Ir para o conteúdo

Em período de estiagem, produtores rurais se unem a bombeiros e brigadistas

TRR-Topázio (1)

Quando surgem focos de queimadas durante o período de estiagem, toda ajuda é bem-vinda. Em Nova Mutum-MT, por exemplo, os produtores rurais resolveram aliar a tecnologia à necessidade e criaram um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação e qualquer pedido de socorro.

A iniciativa, que já está no quarto ano, reúne 250 propriedades e autoridades locais como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio municipal. Presidente do Sindicato Rural, Emerson Zancanaro, acredita que a agilidade no atendimento seja um dos melhores benefícios. “Por meio do grupo conseguimos dar instruções sobre a localização do foco de queimada, a logística e os maquinários que temos como apoio”.

Fogo em paranatinga corpo de bombeiros

Fotos: Corpo de Bombeiros

Fora do período de seca, a comunicação por meio da ferramenta, aumenta a sensação de segurança das propriedades. “Ele permite contato direto com os plantonistas da polícia e qualquer ocorrência no campo, eles já ficam informados”.

Em Sorriso – MT, as redes sociais são o principal meio de orientação aos produtores, segundo o presidente do sindicato rural, Tiago Stefanelo. “Não fizemos cursos por conta da pandemia, mas enviamos informativos pelas redes sociais e pelo whatsapp”.

Em Canarana – MT, único município do Médio Araguaia que possui brigada mista de incêndio, o secretário municipal de agricultura, Cleyton Dias, afirmou que a Secretaria junto com o Sindicato Rural do município, mapeou todos os caminhões pipas e tanques, dos produtores rurais, e as propriedades onde os caminhões estão alocados. A ação, segundo o Cleyton, serve para melhor acionamento dos veículos e controle em caso de incêndios, de forma ágil e rápida.

Incêndio atinge área com palhada de milho e pastagem em Paranatinga – MT

Já em Querência – MT, o presidente do Sindicato Rural, Gilmar Wentz, afirmou que no município, embora não haja um cadastro único, de uma forma geral, todo produtor rural possui equipamentos nas propriedades rurais para controle de queimadas. Ele evidencia que o período da seca atual é sinônimo de alerta, e ao menor foco de incêndio, os produtores se mobilizam para conter as chamas.

Cursos SENAR suspensos

Devido às medidas de prevenção e controle da Covid-19, os cursos de brigadistas previstos para 2020 não foram realizados nos municípios da região. Segundo a supervisora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) da Regional de Sorriso, Maiara Cristina, a retomada das atividades tem ocorrido de forma gradual.

“Os treinamentos estão voltando aos poucos, mas ainda não estamos no nível de execução que tínhamos antes da Covid-19. Agimos conforme os decretos municipais e acompanhamos a situação da pandemia em cada região”.

Por AGRNotícias, com informações Assessoria Senar.

Deixe uma resposta

Role para cima