Ir para o conteúdo

Em fase final – replantio e chuvas irregulares marcam semeadura da soja

O plantio da soja no Médio Araguaia se aproxima da fase final. Na Agropecuária Jerusalém, em Água Boa-MT, o plantio já foi finalizado. Na propriedade, que cultiva 4.230 hectares, algumas áreas registraram chuvas dentro da normalidade, enquanto outras, de forma desparelha, registraram chuvas em excesso ou em falta. 45 hectares na fazenda tiveram que ser replantados devido à uma tromba d’água. Como sinal de irregularidade, em outros municípios da região, produtores replantaram pela falta de chuva.

Em relatório divulgado no último dia 15 de novembro, o Imea (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) informou que pelo acompanhamento de semeadura na região nordeste do Estado, que congrega os municípios do Médio Araguaia, 85,17% dos 1.679.527 hectares previstos para a soja na safra 19/20 já tinham sido plantados. O relatório aponta ainda uma defasagem de 12 pontos percentuais em relação ao mesmo período da safra 18/19.

Esse atraso, segundo produtores, se dá justamente pela irregularidade de chuvas na região, que registra pontos com altos volumes hídricos, enquanto propriedades vizinhas permanecem sem precipitação de chuvas. O engenheiro agrônomo Felipe Zmijevski, responsável técnico da Agropecuária Jerusalém, argumenta que parte das áreas de cultivo registraram chuvas normais, enquanto em outras, há chuvas que não cobrem toda a lavoura. A pressão, segundo Felipe, fica para a segunda safra: “Na safrinha vamos ter um aumento de área. Ainda não sabemos quanto, mas acredito que vamos fazer mais que 50%. Estamos apostando na segunda safra”.

Em todo Mato Grosso, 96,98% dos 9.775.984 hectares previstos para a oleaginosa já foram semeados. Em todas as demais regiões do Estado, o plantio já ultrapassou os 98% e se encontra em fase final. Mesmo ainda atrasada em relação à safra anterior, o plantio da safra 19/20 segue a frente da média histórica dos últimos cinco anos.

Por AGRNotícias. Foto: AGR.

Confira aqui o relatório do Imea: Relatório Imea Semeadura Soja 14.11

Deixe uma resposta

Role para cima