Ir para o conteúdo

Dois novos focos de Raiva Bovina identificados em Agua Boa

Dois novos focos de Raiva Bovina foram identificados no município de Agua Boa – MT. Um deles na região conhecida como “Visão” e outro no Vau dos Gaúchos, na divisa com o PA (Projeto de Assentamento) Jaraguá. Nos dois casos somados, sete animais vieram a óbito pela doença. A informação é da Regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) em Agua Boa.

O último foco da doença no município foi registrado a apenas uma semana, quando nove bezerros de uma mesma propriedade localizada entre o PA Jaraguá e a região da “Visão” morreram pela doença. Os dois novos focos registrados nesta segunda-feira (22/03) apontam que em uma propriedade,  próxima aos focos anteriores, dois equinos morreram pela doença. O proprietário tem o hábito de manter o rebanho sempre vacinado contra a zoonose, mas não havia realizado a vacinação dos equinos.

Nove animais morrem de Raiva Bovina em Agua Boa

No segundo foco identificado nesta semana, no Vau dos Gaúchos, em um propriedade afastada dos outros focos, três bovinos e dois equinos morreram. A vacinação dos animais contra a doença não teria sido realizada no caso. O Médico Veterinário do Indea, Francisco Souto, diz que os novos focos causam preocupação, já que o raio de alcance da doença está aumentando.

gado

Foto: Arquivo AGR.

A incidência de focos longe um dos outros, demonstra que o morcego transmissor da doença circula em várias regiões do município. O Instituto salienta que, com os novos focos, todas as propriedades dentro do PA Jaraguá e da região do Vau dos Gaúchos, devem vacinar contra a Raiva todas as espécies susceptíveis. A revacinação deve ocorrer após 30 dias e o produtor deve apresentar Nota Fiscal das vacinas ao Indea.

Sobre a raiva Bovina

O vírus, no ambiente urbano, é propagado por cães e gatos. Já no meio rural, pelo morcego. A raiva é uma zoonose e o principal transmissor nos herbívoros é o morcego hematófago da espécie “Desmodus rotundus”, que contaminado pelo vírus, elimina o micro-organismo pela saliva nos bovinos. O Indea é o órgão responsável pelo programa estadual de controle da raiva em herbívoros, procedendo com a fiscalização de propriedades, captura e tratamento do morcego hematófago, como forma de diminuir a população do transmissor. A doença não tem cura ou tratamento. Uma vez contaminado, o animal vai a óbito, justificando o cuidado no manejo do rebanho.

Como é a doença no gado?
* Andar cambaleante
*Paralisia das pernas traseiras e dianteiras
*Prostração e por fim a morte
*Alguns animais parecem que estão engasgados mas na verdade já é a manifestação da doença. Não coloque a mão!
*Agressividade
*Salivação excessiva

Por AGRNotícias, Inácio Roberto.

Deixe uma resposta

Role para cima