Ir para o conteúdo

Dia Internacional do Cooperativismo celebra a cooperação global

Gente cuidando de gente. Nunca essa frase fez tanto sentido quanto agora – um momento em que atitudes simples, como usar máscara, lavar as mãos constantemente e, sempre que possível, manter o distanciamento social, salvam vidas. E é assim, juntos e em cooperação, que vamos vencer essa luta contra a pandemia de Covid-19 e seus efeitos negativos na economia global.

Sempre digo que as cooperativas não pararam desde o ano passado, quando os governos aqui no Brasil decretaram as ordens de isolamento e até de lockdown, em alguns lugares. Respeitando cuidadosamente todas as orientações sanitárias, as cooperativas se empenharam ao máximo para continuar produzindo, prestando serviços e preservando empregos e postos de trabalho.

Está sendo assim no Brasil e em mais de 100 outros países! É por isso que a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) estabeleceu como tema do Dia Internacional do Cooperativismo o slogan: Juntos reconstruímos melhor.

*Márcio Lopes de Freitas pe Presidente do Sistema OCB e membro da diretoria da Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP)

Esse dia especial é celebrado desde 1923, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou oficialmente como o Dia Internacional do Cooperativismo e estabeleceu sua comemoração anualmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho.

Neste ano, o objetivo é simples: mostrar como as coops de todo o mundo estão enfrentando a crise causada pela Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente.

Para nós, cooperativistas, o Dia Internacional do Cooperativismo é a ocasião ideal para demonstrar que o nosso modelo de negócios – centrado nas pessoas, baseado nos valores do movimento, na responsabilidade social e no senso de comunidade – permite reduzir as desigualdades, criar prosperidade comum a todos e responder aos impactos imediatos causados pela pandemia.

E querem saber? As cooperativas estão fazendo muito bem esse dever de casa. Para se ter uma ideia, ao redor do mundo, já há mais de 3 milhões de coops, às quais 12% da população global estão vinculadas, ou seja, uma em cada seis pessoas do planeta já é coop. Ah, e vale destacar que as cooperativas geram 10% de todos os postos formais de trabalho existentes no globo.

Aqui, os números também são expressivos. Mais de 15,5 milhões de brasileiros encontram trabalho nas 5,3 mil cooperativas espalhadas de norte a sul do país. Além disso, essas mesmas coops empregam mais de 425 mil pessoas.

Sicredi Araxingu arrecada alimentos em ação do dia de cooperar

Dia de cooperar

E por falar em Brasil, aqui, nós comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo celebrando tudo o que as nossas coops fazem pelas pessoas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, ou seja, o movimento do Dia de Cooperar (Dia C).

Para se ter uma ideia, em 2020, mesmo com tantos desafios e obstáculos, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram, graças ao Dia C, a força do voluntariado cooperativista.

Vale destacar, ainda, que, do total de ações realizadas apenas em 2020, 2.159 delas tiveram como foco principal o combate à pandemia e aos seus efeitos socioeconômicos. Entre essas iniciativas estiveram a doação de alimentos, de materiais médicos, de equipamentos como respiradores e até de dinheiro.
Como vimos, as cooperativas fazem sua parte no combate à uma das doenças mais mortais da da história da humanidade e ainda seguem acreditando – e praticando – o que ouvimos sempre por aí: a cooperação faz a força!

Por último, gostaria de convidar a todos para participar da nossa celebração tanto do Dia Internacional do Cooperativismo quanto do Dia C. Será mais cedo, neste ano: no dia 1º de julho, às 17h, no canal do movimento SomosCoop no YouTube. Vem celebrar com a gente e vamos mostrar ao país que as atitudes simples são capazes de transformar a realidade nos quatro cantos do mundo.

Por Márcio Lopes de Freitas.

Deixe uma resposta

Role para cima