Ir para o conteúdo

Nova Xavantina inicia colheita do milho safrinha

trr topázio

 

Os produtores rurais de Nova Xavantina – MT estão se preparando para iniciar a colheita de milho safrinha no município. A informação é do presidente do Sindicato Rural, Endrigo Dalcin. O sindicalista ressaltou que os trabalhos das colhedeiras devem iniciar na próxima semana.

Ataques de animais selvagens em lavouras de milho causam até 15% de perdas

Até lá, ficará resolvida a questão da umidade no milho safrinha. Foram plantados cerca de 11 mil hectares do grão pelos produtores do município. As lavouras se desenvolveram bem, avalia Endrigo. A expectativa do ruralista é de que sejam colhidas cerca de 100 sacas de milho por hectare. A produção total deve passar de 1 milhão de toneladas do cereal.

O produto é destinado ao mercado interno e para atender a confinamentos da região. Já quanto ao futuro da nova safra de grãos, os produtores seguem planejando de olho nas oscilações do dólar e dos insumos. Dalcin acredita que haverá aumento de área ocupada com soja em Nova Xavantina, podendo chegar a 70 mil hectares cultivados.

Gafanhotos destroem lavouras de milho na Argentina

O fator clima interfere diretamente no planejamento. Se as condições climáticas forem favoráveis, nesse ano é possível que o plantio comece em outubro, o que aumentaria a janela ideal para a segunda safra.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima