Ir para o conteúdo

Deputado quer acabar com rodeios no Rio Grande do Sul

Publicidade.

O projeto de lei nº 97/2022, de autoria do deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), movimentou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas últimas semanas. A proposta apresentada pelo parlamentar quer proibir a realização de rodeios em todo o estado, sob o pretexto de que esses eventos promovem maus-tratos aos animais.

“Importante deixar claro meu objetivo é acabar com maus-tratos em um evento onde os animais são humilhados e machucados de todas maneiras possíveis. Os rodeios são uma prática cruel. As provas colocam touros, cavalos e outros bichos em situações de estresse físico e psicológico”, disse em sua rede social o deputado ao defender o projeto.

Foto: guapore.gov.rs

Para contrapor os pontos apresentados no projeto de Maroni, o deputado Sérgio Turra (Progressistas), chamou o projeto de “absurdo” e disse que a proibição parte de quem não conhece como funciona a estrutura dos rodeios. O parlamentar afirma que as acusações, descritas no projeto, de que os organizadores de provas equestres maltratam os animais são injustificadas e embasadas em falsas premissas.

“As associações possuem comissões de bem-estar animal, equipes de médicos veterinários para acompanhar as competições, e protocolos de segurança para coibir maus tratos. Nenhum animal é maltratado. Pelo contrário, esses cavalos recebem tratamento de atletas profissionais. Essas acusações são injustificadas e embasadas em falsas premissas”, diz.

Velocidade Na Terra (VNT) Brasil define calendário de 2022

O deputado estadual e ex-secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul Covatti Filho também criticou o projeto 97/2022. Através de suas redes sociais, o parlamentar disse que não irá aprovar a medida na Assembleia Legislativa.

“Vai conhecer o nosso tradicionalismo. Vai conhecer a história do Rio Grande do Sul e dos rodeios e do tiro de laço. Peço que retire esse projeto, porque é uma vergonha para o nosso estado um deputado que apresente um projeto desses. Nós vamos rejeitá-lo”, disse Covatti em vídeo.

Por Canal Rural.

Deixe uma resposta

Role para cima