Ir para o conteúdo

Cultura do gergelim será tema de Dia de Campo em Canarana

No próximo dia 29 de junho, acontecerá em Canarana-MT, no campo experimental da Meta Assessoria, um Dia de Campo de manejo e aprimoramento da cultura do gergelim. O evento iniciará às 7h30 e é uma realização do núcleo local da Aprosoja MT.

Produtores, no entanto, acreditam que falta mais pesquisas sobre o gergelim para que as safras sejam mais regulares nos próximos anos.

Lavoura de gergelim na fazenda AgroDurigon em Água Boa – MT. Foto – Eng. Agrônomo Fábio Fernando Durigon.

Conforme o sócio proprietário da Meta Assessoria, Diego Sichocki, foram feitos ensaios de três variedades: K3, Trebol e Seda. Elas foram plantadas com diferentes populações, sendo com três, seis e nove kg por hectare. Também receberam duas diferentes adubações e foram semeadas em dois períodos, no início e no final de março.

LEIA MAIS – Armazéns de gergelim podem receber soja em 2022 e desafogar a descarga em Canarana

LEIA MAIS – Armazém para Todos é lançado pela Aprosoja MT

“O objetivo desses ensaios é observar o resultado de cada variedade e cada população, pra ver qual fica melhor”, disse Diego Sichocki.

A região de Canarana-MT é maior produtora de gergelim do Brasil. Somente o município semeou na atual safra mais de 50 mil hectares com essa pulse, porém, por ser uma cultura recente, os produtores vinham cobrando mais pesquisas sobre o manejo do gergelim, até então focados somente na soja e no milho, para obter melhores resultados na próximas safras.

A entrada é gratuita e haverá café da manhã.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima