Ir para o conteúdo

Cuidados com bezerros são fundamentais para garantia de um gado saudável e carne de qualidade

Publicidade.

O cuidado com a saúde dos bovinos em todas as fases da vida deve ser prioridade para o produtor que quer evitar prejuízos e garantir a qualidade da carne bovina produzida. Por isso, a atenção começa antes mesmo do nascimento dos bezerros, por meio da adoção de boas práticas de higiene, de nutrição e sanidade.

O gerente de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o médico-veterinário Nilton Mesquita, elencou as principais medidas que podem ser adotadas para garantir a saúde do animal, prevenir doenças e diminuir os índices de morbidade e mortalidade.

A principal medida que o produtor deve ter atenção é em relação a alimentação, de modo que estes cuidados devem ser levados em conta ainda durante a gestação do feto.  Vacas com dietas equilibradas produzem bezerros mais saudáveis, mais resistentes a enfermidades e mais pesados.

bezerro nelore foto Luiz Antônio Dias - Embrapa Gado de Corte

Foto: Luiz Antônio Dias – Embrapa Gado de Corte

Após o nascimento, o produtor deve manter os seus animais em pastagem de boa qualidade, ter água potável, limpa e disponível à vontade. Além disso, a adição de suplementos minerais balanceados também permite conseguir o melhor desempenho dos animais.

“A mortalidade até a desmama é considerada um dos mais importantes parâmetros para avaliação do estado sanitário do rebanho de uma propriedade. As maiores taxas de mortalidade ocorrem nessa faixa etária e por isso a maior atenção do criador tem que ser voltada para essa categoria. Nas primeiras semanas de vida, os bezerros necessitam de maiores cuidados e proteção”, explicou.

No caso dos recém-nascidos, é preciso atenção redobrada quanto à cura do umbigo, para evitar enfermidades. Além disso, por nascerem praticamente sem anticorpos, os bezerros dependem do colostro da mãe para adquirir resistência às doenças.

ID Agro pode reduzir custos para produtores rurais de todo o Brasil

Segundo o veterinário, os anticorpos maternos são transferidos pelo colostro e são absorvidos integralmente no intestino dos bezerros. Desse modo, é fundamental que os recém-nascidos mamem o colostro logo nas primeiras horas de vida, alerta Nilton Mesquita.

Prevenção de doenças – Com a adoção dos cuidados com os bezerros, várias doenças podem ser evitadas, como as infecções gastrintestinais, diarreias, doenças respiratórias e até infestações de carrapatos – que são muito frequentes em bezerros.

Outra doença que causa muito prejuízo aos bovinos e ao homem é a brucelose. Por isso, a vacinação é obrigatória em todas as bezerras de mais de 3 até 8 meses de idade. O produtor também deve se atentar a vacinação contra clostridioses, infecção que tem maior incidência em animais até 2 anos de idade e que causam grandes perdas.

“Animais bem cuidados em todas as fases da vida, desde a intra uterina até o abate, são a garantia de bem estar, melhor desempenho e carne de qualidade”, afirmou o médico veterinário.

Fonte: Acrimat.

Deixe uma resposta

Role para cima