Ir para o conteúdo

Construção da ferrovia que chega até Água Boa-MT deve iniciar em maio

A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) no Mato Grosso terá início das obras no mês de maio. A ferrovia, projetada há mais de 10 anos, terá o projeto executado pela mineradora Vale, que deve investir cerca de R$ 2,73 bilhões na Fico, com prazo estimado de quatro anos para sua conclusão. As obras vão do estado de Goiás ao estado do Mato Grosso.

Trabalhador em ferrovia; Fonte – Senado Federal.

Mineradora Vale realizará obras da ferrovia

O projeto das obras terá início na cidade de Mara Rosa, no estado de Goiás, onde os trilhos se conectarão à já operacional malha ferroviária Norte-Sul. A partir daí, a Fico fará um percurso de 383 quilômetros em direção ao Mato Grosso até chegar à cidade de Água Boa.

LEI MAIS – Ministério da Infraestrutura vai desapropriar terras para porto seco da FICO

A mineradora Vale será a responsável pela execução das obras da ferrovia no Mato Grosso e em Goiás. A empresa fechou contrato com o governo federal no final do ano passado e espera investir R$ 2,73 bilhões na Fico nos quatro anos estimados de conclusão.

Contrato entre a Vale e o Governo

A assinatura de contrato da Vale e o Ministério da Infraestrutura se deve à decisão do governo de permitir que as atuais concessionárias ferroviárias do país renovem seus contratos com antecedência. A proposta vem sendo estudada desde 2017, autorizando uma concessão de 30 anos na década de 1990 – a concessão só expira entre 2026 e 2028 – e agora é prorrogada por mais 30 anos. Em contrapartida, essas empresas, além do chamado “investimento cruzado”, também se comprometem a expandir as redes que já operam.

A mineradora Vale aceitou em fazer as obras da ferrovia, após conseguir autorização para renovar antecipadamente duas concessões já operadas por suas empresas de logística, a Estrada de Ferro Vitória-Minas, na Região Sudeste do País, e a Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. Quando a empresa terminar as obras, entregará o projeto ao governo, o governo fará um leilão, e as operações ferroviárias serão realizadas para qualquer empresa interessada nesta rota.

A Vale confirmou por meio de comunicado que iniciou atividades relacionadas à pré-implantação das obras, incluindo exercícios de campo, desenvolvimento e implantação de projetos e contratação de empresas de engenharia. A mineradora disse que ao mesmo tempo, a empresa aguarda a responsabilidade do governo federal de ceder os terrenos dos primeiros 30 quilômetros da ferrovia para dar início à próxima fase do projeto de construção da infraestrutura ferroviária.

Melhora na logística do Mato Grosso

Com a nova malha ferroviária, deve ajudar a reduzir um pouco a pressão sobre as duas principais exportações de grãos de Mato Grosso, as rodovias BR-163 e BR-158. Este ano, assim como a BR-163 anterior, a BR-158 ganhou noticiário nacional, com trechos de solo e intermináveis ​​congestionamentos de caminhões, e hoje o transporte ferroviário responde por cerca de 15% do volume de carga do país.

A meta atual do plano nacional de logística visa atingir uma taxa de participação de 30% até 2025. A meta do Brasil é transportar o setor para 0,6% a 0,8% de todos os produtos produzidos no país a cada ano. Para minimizar a melhoria das condições logísticas atuais, essa proporção deve ser elevada para 2,5% do PIB.

Por Roberta Souza/www.clickpetroleoegas.com.br.

1 comentário

  1. TALES em 19 de abril de 2021 às 07:26

    O POVO SENDO MAIS UMA VEZ ENGANADO !

Deixe uma resposta

Role para cima