Ir para o conteúdo

Confirmado caso de Raiva Bovina em Serra Dourada

TRR-Topázio (1)

A Unidade local do Indea em Canarana – MT, informou na tarde desta quarta-feira (05/08) que o caso suspeito de raiva bovina em uma propriedade rural no distrito de Serra Dourada em Canarana,  foi confirmado, com o resultado do exame laboratorial. É o primeiro foco da doença em 2020 no município.

O foco da doença foi identificado no dia 20 de julho. O Indea, na oportunidade, pede que todos os produtores da região realizem a vacinação do rebanho contra Raiva e repitam a ação 21 dias após a primeira vacinação. Após as aplicações, o produtor deve apresentar Nota Fiscal das vacinas no Instituto. Qualquer comportamento característico da doença no animais de uma propriedade deve ser reportado também aos veterinários do Indea.

A Raiva é uma doença que pode ser transmitida pra os homens (zoonose) e que portanto ao observar qualquer alteração nos animais. A Raiva não tem cura!

Caso suspeito de Raiva Bovina em Serra Dourada

Um vídeo realizado pelo proprietário da fazenda onde o animal com a doença estava alocado, mostra o animal  infectado apresentando os sintomas da doença. A publicação das imagens pela AGRNotícias foi autorizada pelo produtor!

Sobre a raiva Bovina

O vírus, no ambiente urbano, é propagado por cães e gatos. Já no meio rural, pelo morcego. A raiva é uma zoonose e o principal transmissor nos herbívoros é o morcego hematófago da espécie “Desmodus rotundus”, que contaminado pelo vírus, elimina o micro-organismo pela saliva nos bovinos. O Indea é o órgão responsável pelo programa estadual de controle da raiva em herbívoros, procedendo com a fiscalização de propriedades, captura e tratamento do morcego hematófago, como forma de diminuir a população do transmissor. A doença não tem cura ou tratamento. Uma vez contaminado, o animal vai a óbito, justificando o cuidado no manejo do rebanho.

Como é a doença no gado?
* Andar cambaleante
*Paralisia das pernas traseiras e dianteiras
*Prostração e por fim a morte
*Alguns animais parecem que estão engasgados mas na verdade já é a manifestação da doença. Não coloque a mão!
*Agressividade
*Salivação excessiva

Por AGRNotícias. Foto: Agência Brasil.

Deixe uma resposta

Role para cima