Ir para o conteúdo

Conab doa sementes crioulas para aldeias indígenas da etnia Xavante

Começou esta semana a doação de sementes crioulas de milho, arroz, feijão, amendoim e gergelim para famílias indígenas da etnia Xavante, localizadas na região oeste de Mato Grosso. A operação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atende a demanda das coordenações de Ribeirão Cascalheira e Xavante, da Fundação Nacional do Índio (Funai), que ficará responsável pela entrega das sementes nas aldeias.

As sementes do tipo crioula podem ser reproduzidas e garantem a independência do abastecimento alimentar das famílias de forma sustentável ao longo do tempo. Ao todo serão distribuídos 30,7 mil toneladas de sementes para 354 aldeias, formadas por mais de 4,9 mil famílias xavantes. A estimativa é de que 23,9 mil indígenas sejam beneficiados.

As sementes foram adquiridas pela Conab de 28 agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação envolveu recursos da ordem de mais de R$ 438 mil reais, gerando uma renda média de R$ 15,6 mil por produtor.

O PAA é um programa do governo federal voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e o combate a fome e a pobreza. Na modalidade aquisição de sementes, fomenta o desenvolvimento da agroecologia, além de consolidar o trabalho das cooperativas que vêm se especializando em sementes crioulas e orgânicas.

Fonte: Conab

Deixe uma resposta

Role para cima