Ir para o conteúdo

Comitiva de produtores do Vale do Araguaia participa do CAD Parecis

Uma comitiva de produtores e representantes da classe produtiva do Vale do Araguaia participou nesta segunda e terça-feira (18 -19/01) do Dia de Campo Soja em Solos Arenosos em Campo Novo do Parecis – MT, que apresentou resultados da safra 2020/2021, realizado pelo Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), conhecido como CAD Parecis.

Dinetec teve abertura do plantio do milho, novidades apresentadas e encerra com bons negócios realizados

O CAD Parecis é uma parceria entre a Aprosoja-MT e a Fundação Mato Grosso. O objetivo é desenvolver pesquisas com foco no manejo do sistema produtivo da soja em solos arenosos. A área total do CAD possui 88 hectares com textura do solo variando entre 35% e 7% de argila, destinados à pesquisa. Este ano, devido às restrições da pandemia, as turmas de visitação foram divididas em três períodos, com limitação de 100 pessoas cada turma. A participação foi restrita ao produtor rural associado da Aprosoja-MT. O evento seguiu todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do Covid-19.

Conforme o delegado de núcleo da Aprosoja, o produtor de Canarana-MT, Matheus Goldoni, no evento foi possível “verificar experiências em áreas arenosas, como a rotação de culturas, novas experiências com consolidação, consórcio. Conhecer novas áreas e novos manejos, já que lá é uma realidade diferente da nossa aqui do Vale, onde começa chover mais cedo, por exemplo”. Além de Matheus, também estiveram na comitiva, além de produtores, o vice-presidente leste da Aprosoja, Diego Dallasta, bem como o delegado coordenador de núcleo, Cláudio Tomm (ambos de Canarana), além de representantes do núcleo de Gaúcha do Norte – MT.

Representantes da Classe produtiva do Vale do Araguaia presentes no Dia de Campo.

Durante o CAD, que teve a presença do recém eleito presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, houve uma reunião da diretoria da associação com produtores,  no intuito de apresentar as diretrizes da gestão e levantar as demandas da base. Dentre as pautas discutidas, os produtores tiraram dúvidas e apresentaram questões sobre o CAD Parecis, pesquisas científicas, logística, Fethab, levantaram discussão sobre venda de terras para estrangeiros e elogiaram o projeto Classificador Legal.

 

Os trabalhos realizados no CAD Parecis são voltados ao manejo, uso e conservação do solo, dinâmica de nutrientes, sistemas de produção, correção do solo, uso de produtos biológicos, controle de pragas e doenças. Os resultados das pesquisas aplicadas em Campo Novo dos Parecis são disponibilizados no site da Aprosoja-MT, com acesso Aqui.

Por AGRNotícias, com informações da Aprosoja-MT. Fotos: Matheus Goldoni.

Deixe uma resposta

Role para cima