Ir para o conteúdo

Com 73 variedades de soja em campo, Querência recebe nesta sexta-feira o 8º Soja In’Técnica

TRR-Topázio (1)

Em mais três safras, a região Leste de Mato Grosso será a segunda maior produtora de soja do Estado, conforme estimativa feita pela AGRNotícias a partir de dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). Esse crescimento se dá, principalmente, pelo aumento da área, através da conversão de áreas de pastagens em lavouras e, junto a isso, cresce também a pesquisa em variedades e tecnologias que serão empregadas naquela que é considerada a última fronteira agrícola do Estado.

Pitaya se mostra viável em Canarana e produção deve ultrapassar meia tonelada

Um dos eventos tecnológicos mais importantes para o sojicultor é o Soja In’Técnica, em sua oitava edição, que acontecerá em Querência – MT, maior produtor de grãos da região, na próxima sexta-feira (22/01). O evento é uma realização da empresa Rural Técnica e do Sindicato Rural de Querência, com patrocínio do Senar-MT e apoio da Aprosoja-MT. O evento inicia as 7h00 e se estende durante o dia todo.

Conforme o sócio proprietário da Rural Técnica, Tiago Fernando Konageski, o evento terá a participação de 40 empresas, que irão apresentar em campo os resultados de 73 cultivares de soja. “A gente classifica o Soja In’Técnica como um dia de campo técnico e não comercial, onde o produtor sai de lá com bastante informações para replicar em sua fazenda”, disse.

Edição de 2020.

A organização espera a participação de um público maior que na edição de 2020, entre produtores, agrônomos e técnicos agrícolas, que poderão ver os resultados de variedades de ciclo precoce, médio e tardio, com diferentes manejos, posicionamentos e emprego de tecnologias. “Todos os experimentos são conduzidos de formas iguais pra ver o diferencial de cada uma. A gente diz que não existe cultivar ruim, mas ela pode estar mal posicionada e aqui a gente faz um assertivo para que o produtor possa chegar na sua fazenda e colher 80 sacas de soja por hectare. A gente brinca aqui, pra não ficar brincando na lavoura do produtor”, disse Tiago.

Além das variedades em campo, o Soja In’Técnica traz duas palestras: com Daniel Latorraca – superintendente do Imea, que falará sobre ‘Aspectos Econômicos para Futuras Safras’; e Eros Francisco – da Efra Agro Consultoria, que falará sobre “Manejo de Nutrientes no Sistema Soja/Milho + Braquiária’.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima