Ir para o conteúdo

Com 40% das chuvas de 2019, safra 20/21 no Médio Araguaia começa de forma tímida

Com acumulado de chuvas no Médio Araguaia ultrapassando 50 mm desde o início do mês de outubro, alguns produtores já riscam o chão das lavouras com as plantadeiras, iniciando a safra 20/21. Contudo, boa parte ainda está à espera de chuvas mais regulares com precipitações mais significativas.

Até o dia 19 de outubro, a Estação Convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Canarana – MT, registrou acumulado de apenas 66,2 mm. A título de comparação, no mesmo período de 2019, a estação já tinha marcado acumulado de 155,9 mm, comprovando o atraso das chuvas na safra atual. 

Querência/MT acelera trabalhos para finalizar o plantio da soja ainda em outubro

A redução nas chuvas se repete em outra estação da região, em Nova Xavantina – MT, onde em 2020 acumulou apenas 33,1 mm, contra 88,2 no mesmo período de 2019. O município é o que menos registra acúmulo de chuvas no Médio Araguaia. Com registro de chuvas esparsas nos últimos dias, alguns produtores arriscam, começando a plantar as sementes no pó, embora em ritmo lento, afirma o presidente do Sindicato Rural, Endrigo Dalcin. A expectativa é de que tenham sido plantados pouco mais de mil hectares de uma área total estimada em 65 mil hectares no município.

Plantio soja

Foto: Case.

Em Àgua Boa – MT, a semeadura da soja avança vagarosamente, chegando a 2% das áreas, conforme aponta a Associação dos Engenheiros Agrônomos local. Acredita-se que a semeadura da soja seja intensificada somente a partir do dia 25 de outubro no município. Em todo o Mato Grosso, o IMEA (Instituto MatoGrossense de Economia Agropecuária), em boletim do último dia 16/10, aponta que 8,9% das áreas foram semeadas, com maior avanço na região oeste (24,8%) e norte (10,5%) do Estado. Em 2019 na mesma data, 41,8% das áreas já tinham sido semeadas.

Já à nível Brasil, a AgRural estima que até o dia 15/10 apenas 7,9% das áreas tenham sido semeadas. Embora seja esperado um ritmo mais acelerado a partir de então, a agência não espera que todo o atraso seja superado, pois a umidade do solo ainda está abaixo do normal em muitas regiões clima tempo medidor

Previsão para a próxima semana

Conforme a Clima Tempo, para os próximos sete dias são esperados chuvas mais significativas na região. Contudo, sem uniformidade. Para Água Boa, Gaúcha do Norte – MT e Querência – MT, são esperados 55 mm de chuvas na próxima semana. Para Canarana, 53 mm e para Nova Xavantina, 61mm.

Por Lavousier Machry, para a AGRNotícias, com a colaboração de Inácio Roberto. Foto: AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima