Ir para o conteúdo

Chuva não deve dar trégua na próxima semana no Médio Araguaia

Com as máquinas em campo para colher a soja da safra 20/21, o produtor do Médio Araguaia mato-grossense tem um olho na lavoura e outro no céu. O desafio é aproveitar o máximo as poucas horas de tempo aberto que surgem em meio à chuvarada. E a previsão do tempo aponta que o sojicultor da região ainda pode esperar mais chuva na próxima semana.

De 01 a 24 de fevereiro, a Estação Convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Canarana – MT, já registrou acúmulo de 282mm, somando 483mm em 2021. Outra estação da região, em Nova Xavantina – MT, já registrou acúmulo de 176,5 mm em fevereiro, e 378,4mm em todo 2021.

outubro - chuvas cumuladas

Foto: Fernando Wagner Malavazi | Embrapa Acre.

As precipitações em Canarana destoam do registrado na mesma época de 2020, quando o maior acúmulo ocorreu de forma inversa, em janeiro, com 419,1 mm, e em fevereiro com apenas 41,2mm até o dia 24.

O Inmet emitiu alerta amarelo na última quarta-feira (24/02) para todo o nordeste de Mato Grosso, com previsão de chuvas parelhas em toda a região. A Clima Tempo estima que nos próximos sete dias, todos os municípios do Médio Araguaia devem receber mais de 70mm de chuvas acumuladas.

Com chuvas e poucos armazéns, caminhões ficam até 36 horas na fila para descarregar soja em Canarana

O destaque está em Querência – MT, que deve receber 115mm de acúmulo na próxima semana, Água Boa – MT 86 mm, Canarana 75mm e Gaúcha do Norte – MT 80mm.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima